Fumo passivo também faz mal aos animais de estimação (e pode causar até câncer), diz estudo

Fumo passivo também faz mal aos animais de estimação (e pode causar até câncer), diz estudo
19 fev 2016

Segundo dados da ONU, o fumo passivo é a terceira maior causa de morte evitável no mundo. Na Itália, a Ordem dos Médicos Veterinários deu início a uma campanha que dá aos fumantes mais um motivo para largar de vez o vício: o cigarro também faz mal à saúde dos bichinhos de estimação. Sabia dessa?

Batizada de Il Fumo Uccide Anche Loro (O Fumo Também Os Mata, em português), a iniciativa chama a atenção dos donos de cães e gatos para os riscos do tabagismo passivo.

Entre outros problemas, os animais podem desenvolver câncer na cavidade nasal e doenças cardíacas e respiratórias, além de estarem sujeitos à intoxicação por ingestão de bituca.

No caso de gatos, principalmente, há ainda o risco de desenvolver câncer na região oral, uma vez que os bichanos têm o hábito de lamber os pêlos, onde se acumulam várias substâncias nocivas liberadas pelo cigarro.

A campanha promete fazer muita gente largar o vício do cigarro! De acordo com pesquisa feita pela entidade Henry Ford Health System, de Detroit, nos EUA, 28,4% dos fumantes do mundo declararam que parariam de fumar para proteger seus bichinhos de estimação.

É isso aí! Menos fumaça e mais amor, por favor! <3

Foto: Divulgação/Ordem dos Médicos Veterinários da Itália 



Redação
Redação

Também quer ver seu texto publicado no The Greenest Post? Entre em contato com a gente pelo e-mail colabore@thegreenestpost.com!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *