Supermercado mantém estufa no telhado para vender alimentos frescos aos clientes

Supermercado mantém estufa no telhado para vender alimentos frescos aos clientes
01 ago 2014

Não, isso não acontece em alguma cidadezinha do interior dos Estados Unidos. Trata-se do coração de Nova York: nada menos que Brooklyn. A produtora local, Gotham Greens, construiu, no ano de 2013, uma estufa em cima de um supermercado da rede Whole Food. Segundo a empresa fundadora, o estabelecimento é capaz de produzir 150 toneladas de alimentos por ano.

Apesar de não utilizarem pesticidas, agrotóxicos e tudo-mais-que-há-de-ruim, a produção não pode ser considerada orgânica, porque utiliza técnica hidropônica. Entretanto, a preocupação com o meio ambiente é inegável: sistemas inteligentes de irrigação diminuem o uso de água em 20 vezes e o transporte dos alimentos não emite nada, já que o supermercado fica logo abaixo.

O empreendimento não é o primeiro de Gotham Greens em Nova York. No mesmo bairro há outra estufa, com capacidade de 100 toneladas/ano, que foi construída em 2010. A rede foi pioneira no que diz respeito à produção comercial em estufas no terraço de áreas urbanas – e provou que dá certo!

O que falta mesmo é a empresa decidir adotar a moda de Berlim e tornar-se também ‘zero embalagem’. Qualquer uma das duas iniciativas serão bem-vindas no Brasil, não acha?

Foto: Divulgação


Share

Jéssica Miwa
Jéssica Miwa

Mãe do Gael, Googler, jornalista e cofundadora do The Greenest Post. Acredita em pequenas ações que podem mudar o mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *