Substância presente em esmaltes pode provocar distúrbios hormonais e obesidade

Substância presente em esmaltes pode provocar distúrbios hormonais e obesidade
04 jan 2016

Além de muito poluidora, a indústria da beleza também pode fazer mal à saúde. Isso é o que revela o estudo realizado pela Universidade Duke, junto com o Grupo de Estudos do Meio Ambiente, que concluiu que o composto tóxico fosfato de trifenilo entra no nosso corpo por meio da unha.

A substância é suspeita de ser responsável pela irregularidade de hormônios reprodutivos femininos, obesidade e alguns outros problemas de saúde. O mesmo composto também é usado como plastificante e retardador de fogo de móveis.

Apesar de não ser obrigatório aparecer na embalagem, a maior parte das marcas possuem o composto em sua composição. Segundo Johanna Congleton e Heather Stapleton, pesquisadoras das instituições mencionadas, a cada 10 marcas testadas, oito tinham o composto em sua composição.

O principal objetivo da utilização da substância é fazer com que os esmaltes durem mais nas unhas. As concentrações podem variar de marca para marca. Esmaltes claros tendem a ter concentração maior que escuros.

A conclusão do estudo é clara: qualquer garota que pinta as unhas pode estar exposta a uma concentração da substância conhecida por causar irregularidade de hormônios reprodutivos. Por isso, a prática traz um certo risco para a saúde. Na dúvida, vale deixar a unha respirar, pelo menos, de vez em quando! 

Foto: electron_wind/Creative Commons



Jéssica Miwa
Jéssica Miwa

Mãe do Gael, Googler, jornalista e cofundadora do The Greenest Post. Acredita em pequenas ações que podem mudar o mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *