Documentário vai contar histórias de vida emocionantes de mulheres que são catadoras de recicláveis

Documentário vai contar histórias de vida emocionantes de mulheres que são catadoras de recicláveis
01 ago 2016

Um grupo de estudantes do curso de cinema da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, em Foz do Iguaçu, no Paraná, está buscando recursos para a produção do documentário Catadora, cujo principal objetivo é destacar a importância do trabalho desses agentes ambientais perante à sociedade.

A ideia inicial dos acadêmicos era mostrar como funciona todo o processo de reciclagem dentro de uma cooperativa, detalhando etapas como tratamento, pesagem e comercialização. Entretanto, após iniciar as pesquisas, o grupo optou por explorar as histórias de vida das mulheres que desenvolvem essa atividade na região oeste do Paraná.

O estudante Charles Izaquiel comenta a ideia: “Fui percebendo que a reciclagem de resíduos sólidos é bem mais do que saber onde vai cada material. Por trás disso, existem pessoas com histórias bem mais comoventes. Histórias que, inclusive, facilitam o processo de conscientização da sociedade sobre a importância dessa atividade”, diz o jovem. Ele completa: “Nosso desafio é conscientizar as pessoas de que a profissão de catador de material reciclável é uma profissão reconhecida e que deve ser respeitada, assim como qualquer outra. Levantamos a bandeira de que coleta seletiva sem catador é lixo”.

O estudante falou também sobre a importância da atividade para a preservação ambiental. “Catadores, sociedade e poder público deve se unir e fazer sua parte para que, no futuro, não nos deparemos com situações ambientais que não possam ser revertidas. O meio ambiente está necessitando de atenção agora para depois não chegar a uma situação sem volta”.

O grupo de sete estudantes faz parte da produtora experimental Mexerica Filmes. Nós já estamos ansiosos para assistir ao documentário e você?

Foto: Reprodução/Estamira



Web Rádio Água
Web Rádio Água

A Web Rádio Água é uma ferramenta de comunicação do Centro Internacional de Hidroinformática (CIH), um centro de categoria 2 do Programa Hidrológico Internacional da UNESCO. A WRA opera na produção e difusão de conteúdos em áudio (técnicos e comunitários) dentro das temáticas “Água, Energia e Sustentabilidade”. O projeto dedica-se a ser um espaço colaborativo que possibilita a troca de informações e experiências, para que, a partir da mobilização social, sejam adotadas boas práticas relacionadas à temática água como recurso natural em diferentes cenários da vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *