Estudantes brasileiros desenvolvem método para adubar cultivos agrícolas com papel usado

Estudantes brasileiros desenvolvem método para adubar cultivos agrícolas com papel usado
26 set 2016

Já pensou se todo aquele papel que jogamos fora diariamente pudesse ser transformado em adubo? Pois esta é a aposta de três estudantes do Colégio Estadual Governador Luiz Viana Filho, de Guanambi (BA), cidade que enfrenta sérios desafios em relação ao fornecimento de água para a manutenção da agropecuária local.

“Juntamente com os alunos, pensamos em alguns projetos para serem apresentados na feira do colégio. Aí tivemos essa ideia de fazer o papel-adubo“, explica a professora Débora Andrade Paes, orientadora do grupo. Até chegar ao resultado final, os estudantes testaram várias quantidades de papel para a germinação de sementes, até encontrarem a quantidade certa para não sufocar o grão. Outra constatação foi a de que o papel deixa a planta úmida por mais tempo.

Além de ser apresentada na feira do colégio e do Estado da Bahia, a pesquisa foi inscrita no Desafio Criativos da Escola, iniciativa que busca estimular estudantes e educadores de diferentes áreas a atuar na solução de desafios para suas comunidades.



Web Rádio Água
Web Rádio Água

A Web Rádio Água é uma ferramenta de comunicação do Centro Internacional de Hidroinformática (CIH), um centro de categoria 2 do Programa Hidrológico Internacional da UNESCO. A WRA opera na produção e difusão de conteúdos em áudio (técnicos e comunitários) dentro das temáticas “Água, Energia e Sustentabilidade”. O projeto dedica-se a ser um espaço colaborativo que possibilita a troca de informações e experiências, para que, a partir da mobilização social, sejam adotadas boas práticas relacionadas à temática água como recurso natural em diferentes cenários da vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *