A estudante de 15 anos que desenvolveu projeto que monitora qualidade da água usando algas (e já foi premiada internacionalmente)

A estudante de 15 anos que desenvolveu projeto que monitora qualidade da água usando algas (e já foi premiada internacionalmente)
17 out 2017

Você sabia que plantas aquáticas podem ajudar no biomonitoramento da qualidade da água? O benefício é tema de projeto desenvolvido por Sophia de Aquino Ilário, uma jovem de apenas 15 anos que estuda no Colégio Londrinense, na cidade de Londrina, no Paraná.

Na pesquisa, que já rendeu à aluna várias premiações, usa-se uma alga flutuante para monitorar a qualidade da água, ajudando a combater a poluição.

Quem se impressiona com a idade da estudante fica ainda mais surpreso ao saber que Sophia começou a desenvolver a pesquisa aos 11 anos, por conta de uma situação ambiental vivenciada pela população de sua cidade natal. “Eu comecei a fazer esse projeto por causa de um lago que fica no centro da cidade e sofre muito com a poluição. Então comecei a pensar em um aspecto para melhorar a qualidade e biomonitorar o ambiente”, explica.

De um simples trabalho desenvolvido para uma feira de ciências do colégio, o projeto foi ganhando dimensão e já coleciona resultados expressivos. Inclusive foi uma das boas práticas apresentadas durante o Fórum Cidadão da Região Sul, que aconteceu em Foz do Iguaçu. O evento é preparatório para o Fórum Mundial da Água, maior evento do setor, que em 2018 será sediado em Brasília.

Todas as viagens e etapas do trabalho são acompanhadas de perto pela professora e orientadora do projeto, Alana Séleri. “Para nós, foi uma surpresa. Principalmente porque com 11 anos a Sophia já quis fazer um trabalho que expressava uma preocupação ambiental bem grande”, comentou.

A estudante também foi finalista de duas edições da FIciências, a Feira de Inovação das Ciências e Engenharias que acontece anualmente em Foz do Iguaçu. E mais: ainda este ano garantiu lugar na nona edição da ExpoCiências Latino Americana ESI-AMLAT, que será promovida em Antofagasta, no Chile.

Que venham muito mais reconhecimentos. Sophia merece! 



Web Rádio Água
Web Rádio Água

A Web Rádio Água é uma ferramenta de comunicação do Centro Internacional de Hidroinformática (CIH), um centro de categoria 2 do Programa Hidrológico Internacional da UNESCO. A WRA opera na produção e difusão de conteúdos em áudio (técnicos e comunitários) dentro das temáticas “Água, Energia e Sustentabilidade”. O projeto dedica-se a ser um espaço colaborativo que possibilita a troca de informações e experiências, para que, a partir da mobilização social, sejam adotadas boas práticas relacionadas à temática água como recurso natural em diferentes cenários da vida.

Observações

  1. Parabéns Shopia, o mundo precisa de pessoas assim como voce.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *