Escola pública instala máquinas de lavar e chuveiros para oferecer aos alunos sem-teto

Escola pública instala máquinas de lavar e chuveiros para oferecer aos alunos sem-teto
10 mar 2017

Garantir a higiene quando se mora na rua não é fácil. Poucos são os que têm acesso a um local onde é possível lavar as roupas ou tomar banho com frequência – e muitos são os que perdem inúmeras oportunidades por conta da sujeira. Oportunidade de estudar. De fazer uma entrevista de emprego. De socializar. Afinal, o mau cheiro é uma grande barreira para a maioria das pessoas.

Atentos a essa realidade e dispostos a fazer sua parte para combatê-la, a East High School, escola pública do Estado de Utah, nos EUA, acaba de inaugurar um espaço com chuveiros, armários e máquinas de lavar e secar para os alunos que vivem em situação de rua.

Batizado de Leopard Laundrynome que faz referência ao mascote da escola: um leopardo – , o espaço conta ainda com shampoos, condicionadores, sabão em pó, toalhas e roupas limpas – tudo proveniente de doações da comunidade! – para garantir que os estudantes possam fazer sua higiene e lavar suas roupas da melhor forma possível.

Segundo a East High School, atualmente cerca de 80 alunos em situação de rua – que dormem em abrigos ou na calçada – estudam no colégio, que tem cerca de 2 mil estudantes matriculados. Eles não são a maioria, é verdade, mas ainda assim a escola fez questão de promover a inauguração da Leopard Laundry.

O motivo? “Se queremos que estes estudantes tenham sucesso em suas vidas, precisamos garantir, no mínimo, que suas necessidades físicas básicas sejam atendidas. Assim como a escola é o local onde muitos alunos fazem sua única refeição do dia, ela também pode ser o lugar onde tomam seu único banho ou podem lavar suas roupas”, diz Kris Barta, especialista em Apoio à Família que trabalha na escola, ao site de notícias KSL.

Ele ainda completa: “Queremos poupar nossos alunos, o máximo que pudermos, de preocupações como essas para que possam se concentrar nos estudos e cavar oportunidades para sair da situação em que se encontram”.

Porque ninguém merece perder a chance de estudar por conta da sujeira! <3



Débora Spitzcovsky
Débora Spitzcovsky

Débora Spitzcovsky é jornalista, formada pela Universidade Metodista de São Paulo e, desde o início da carreira, atua na área da sustentabilidade. Atualmente, é analista de comunicação sobre o tema na Duratex

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *