Escola promove concurso de brinquedos feitos de “lixo” para ensinar valor da reciclagem aos pequenos

Escola promove concurso de brinquedos feitos de “lixo” para ensinar valor da reciclagem aos pequenos
14 nov 2017

E se, em vez de apenas jogarmos fora o lixo que produzimos, déssemos um fim criativo e sustentável para estes materiais? Pois é exatamente isso que a Escola Municipal João da Costa Viana, localizada em Foz do Iguaçu, no Paraná, quer ensinar desde cedo aos alunos: o colégio promoveu um desfile de roupas e um concurso de brinquedos diferente, em que a presença de materiais reciclados era obrigatória.

Por meio do projeto Arte e Sustentabilidade: plantando uma cultura de cuidarque envolveu estudantes, professores e a comunidade – o pátio da escola se transformou em passarela. “Ali a gente viu como as crianças são criativas e como elas entenderam que a proposta do projeto era o reaproveitamento”, destacou a professora de Artes, Jaqueline Pereira dos Santos.

Uma das motivações do projeto foi o grande acúmulo de lixo existente na escola em função de não possuir um programa de reciclagem. Além disso, chamava a atenção o desperdício de materiais como EVA, cartolinas e papéis – que agora passaram a ser usados na confecção de roupas e brinquedos.

A proposta de trabalhar a Educação Ambiental em sala de aula partiu das próprias zeladoras da escola e a ideia foi “comprada” pela direção e professores. Curtiu? Pois o projeto ainda não acabou. Ainda este ano os alunos farão um plantio de árvores que serão batizadas com os nomes dos integrantes das turmas do 1° e do 5° ano, simbolizando os alunos que chegaram na escola em 2017 e os que deixam o Ensino Fundamental este ano.

Aprendendo sobre a importância de conceitos básicos da Sustentabilidade desde cedo: já pensou se fosse assim em todos os colégios?



Web Rádio Água
Web Rádio Água

A Web Rádio Água é uma ferramenta de comunicação do Centro Internacional de Hidroinformática (CIH), um centro de categoria 2 do Programa Hidrológico Internacional da UNESCO. A WRA opera na produção e difusão de conteúdos em áudio (técnicos e comunitários) dentro das temáticas “Água, Energia e Sustentabilidade”. O projeto dedica-se a ser um espaço colaborativo que possibilita a troca de informações e experiências, para que, a partir da mobilização social, sejam adotadas boas práticas relacionadas à temática água como recurso natural em diferentes cenários da vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *