Fotógrafo clica pessoas ao lado do lixo que produzem em 1 semana para questionar desperdício

Fotógrafo clica pessoas ao lado do lixo que produzem em 1 semana para questionar desperdício
25 jul 2016

Quem já tentou ao menos reduzir a quantidade de resíduos gerados sabe: deixar de produzir lixo no dia a dia exige muito esforço. Se você não é Lauren Singer, americana que em dois anos produziu apenas um pote de vidro de lixo, ou Cristal, brasileira que se inspirou na em Lauren e fez praticamente o mesmo, tudo indica que você pode se identificar com esse ensaio fotográficoembora, provavelmente, não tenha parado para pensar a respeito ainda.

A série, batizada de 7 Days of Garbage (Sete Dias de Lixo, em português), é fruto do trabalho do fotógrafo americano Gregg Segal, que clicou seus amigos e vizinhos. A proposta era indecente: acumular seu lixo de uma semana inteira e depois se deixar fotografar ao lado da pilha de itens superpessoais (e que dizem muito sobre os hábitos de consumo de cada um).

“Muitas pessoas editaram seu desperdício”, revela Gregg. “Pedi para elas que guardassem também o lixo orgânico, se possível, e muitas não o fizeram. Eu quero que as pessoas enxerguem o quanto consomem. Mesmo que haja a reciclagem, ainda existem muitas coisas que consumimos (desnecessariamente) e que são jogadas fora”, explica.

O cenário para o ensaio fotográfico foi improvisado no quintal de Gregg, que fez questão de retratar elementos naturais nas imagens. “Queria criar empatia e mostrar que o lixo é ambíguo – está por todo canto e pode acabar em qualquer lugar do mundo. Todos os ambientes naturais são impactados por nós, seres humanos”.

Segundo o fotógrafo, um cidadão dos EUA joga, em média, 22 quilos de resíduos no lixo por semana (!). É o triplo do lixo produzido pelos japoneses, por exemplo, e sete vezes mais do que a quantidade de resíduos gerada por um indiano no mesmo período. Chocante? Tem mais: a produção de lixo cresce assustadoramente no mundo inteiro. Estimativas preveem que até 2025 a geração de resíduos dobrará e até 2050 oceanos terão mais plástico do que peixes.

O consumo desenfreado é um dos maiores problemas que enfrentamos atualmente. Se continuarmos no mesmo ritmo que nos encontramos, o planeta não dará conta. Confira, abaixo, algumas fotos do ensaio fotográfico de Gregg. Vale a reflexão: você “sairia bem na foto” se tivesse que mostrar todo o lixo que produz em uma semana?


sete-dias-lixo_02sete-dias-lixo_03
sete-dias-lixo_05
sete-dias-lixo_06
sete-dias-lixo_08
sete-dias-lixo_09sete-dias-lixo_10

 


Jéssica Miwa
Jéssica Miwa

Mãe do Gael, Googler, jornalista e cofundadora do The Greenest Post. Acredita em pequenas ações que podem mudar o mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *