Engenheiras utilizam escombros da guerra em Gaza para fazer tijolos que ajudam a reconstruir a região

Engenheiras utilizam escombros da guerra em Gaza para fazer tijolos que ajudam a reconstruir a região
21 dez 2016

Renascer das cinzas. É exatamente isso que as engenheiras Majd Mashharawi e Rawan Abddllaht estão fazendo na região de Gaza, na Palestina.

O cenário por lá não é nada bonito de se ver. Falta humanidade! O local anda às ruínas por conta dos conflitos políticos e religiosos. A guerra mata muita gente e deixa outras tantas completamente desabrigadas.

Segundo a ONU, já são mais de nove mil casas destruídas e outras tantas (cerca de 120 mil) danificadas. Mais: por conta dos conflitos, receber materiais de construção para reerguer a região fica praticamente impossível.

Então, por que não utilizar os próprios escombros (que um dia já foram edificações) para reconstruir Gaza? Essa é a proposta das duas engenheiras, que após muitos estudos e testes desenvolveram um tijolo suficientemente resistente feito com os restos de demolição.

Batizado de Greencake, ele é feito com pedaços de cimento e cinzas de carvão e promete devolver a esperança para muitas famílias palestinas. <3


Share

Débora Spitzcovsky
Débora Spitzcovsky

Débora Spitzcovsky é jornalista, formada pela Universidade Metodista de São Paulo e, desde o início da carreira, atua na área da sustentabilidade. Atualmente, é analista de comunicação sobre o tema na Duratex

Observações

  1. Do material de construção que entra em Gaza, parte vai para os túneis do hamas.

  2. Vilson R. Corrêa Diz: dezembro 28, 2016 at 10:57 am

    Uma bela iniciativa. Parabéns a essas mulheres que em meio a tanta desgraça tenham seus olhos voltados ao próximo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *