Ameaçadas de extinção, jacutingas nascidas em cativeiro serão reintroduzidas à natureza

Ameaçadas de extinção, jacutingas nascidas em cativeiro serão reintroduzidas à natureza
31 ago 2017

Seis aves da espécie jacutinga, que integra a Lista Vermelha dos animais em perigo de extinção, foram transferidas da cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, para a região da Serra da Mantiqueira, em São Paulo, para participar do projeto Jacutinga/Aves, uma iniciativa
da ONG SAVE BRASIL que atua para reintegrar espécies à natureza.

O trabalho foi coordenado pela Dra. Yara Barros, veterinária e chefe da divisão de Conservação do Parque das Aves. “Como reproduzimos muito bem a jacutinga dentro dessa linha de reprodução para conservação, decidimos participar do projeto, que é superbacana e tem uma metodologia muito bem desenvolvida”, explicou.

As seis jacutingas nasceram no Parque das Aves e, desde as primeiras horas de vida, foram criadas pelos pais em recinto no meio da mata, sem muito contato com humanos, o que facilita a reintegração. Para garantir que poderiam participar do projeto, elas foram submetidas a uma série de exames – como coleta de sangue, raio-x, endoscopia e swab –, que seguem protocolo sanitário para identificação de possíveis vírus e/ou bactérias.

Agora que chegaram a São Paulo, antes de serem reintroduzidas ao seu habitat natural, as aves irão passar por um processo de adaptação, a fim de aumentar suas chances de sobrevivência na natureza. A jacutinga constantemente é vítima de caça e teve sua população bastante reduzida nos últimos anos. Além da caça predatória, ela também sofre com a perda de habitat por ser endêmica da Mata Atlântica. Segundo dados da Fundação SOS Mata Atlântica, restam apenas 7% da área original do bioma.


Share

Web Rádio Água
Web Rádio Água

A Web Rádio Água é uma ferramenta de comunicação do Centro Internacional de Hidroinformática (CIH), um centro de categoria 2 do Programa Hidrológico Internacional da UNESCO. A WRA opera na produção e difusão de conteúdos em áudio (técnicos e comunitários) dentro das temáticas “Água, Energia e Sustentabilidade”. O projeto dedica-se a ser um espaço colaborativo que possibilita a troca de informações e experiências, para que, a partir da mobilização social, sejam adotadas boas práticas relacionadas à temática água como recurso natural em diferentes cenários da vida.

Observações

  1. Francisco Neto Diz: setembro 1, 2017 at 11:43 pm

    E você sabe se a jacutinga quer ser reintroduzida na natureza?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *