E se seu celular pudesse medir a qualidade do ar que você respira? Em breve, ele poderá!

E se seu celular pudesse medir a qualidade do ar que você respira? Em breve, ele poderá!
01 dez 2015

Podemos esquecer tudo em casa, menos o celular! O smartphone já faz parte de nossas vidas e virou item essencial tanto no trabalho quanto na esfera pessoal. Por isso, nenhum aparelho poderia ser melhor do que ele para medir, em tempo real, a qualidade do ar que respiramos.

Pesquisadores da Universidade RMIT, da Austrália, desenvolveram o primeiro método barato e confiável para detectar NO2. Em breve, eles pretendem viabilizar o aparelho para ser utilizado por meio de dispositivos móveis. O NO2 é responsável por cerca de sete milhões de mortes por ano, segundo a Organização Mundial da Saúde. Causador da poluição atmosférica, o gás provoca problemas respiratórios.

O principal causador da emissão de NO2 é a queima de combustíveis fósseis, especialmente do diesel. Com a medição da poluição local será possível prevenir a exposição desnecessária ao gás e melhorar a saúde da população.

Recentemente, o Google anunciou que irá medir a poluição do ar e mostrar em sua ferramente de mapasViva a tecnologia a favor da saúde!

Foto: Ben Amstutz/Creative Commons


Share

Jéssica Miwa
Jéssica Miwa

Mãe do Gael, Googler, jornalista e cofundadora do The Greenest Post. Acredita em pequenas ações que podem mudar o mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *