Ecovila em SP promove oficina prática que ensina a construir casas com bambu

Ecovila em SP promove oficina prática que ensina a construir casas com bambu
21 fev 2017

A ecovila Clareando, em Piracaia, que fica a apenas 90 km de São Paulo, vai realizar a Oficina Prática de Bioconstrução com Bambu nos dias 25 de 26 de março. Ministrada por Bruno Chimenti, a oficina começa com um passeio guiado pela ecovila para conhecer as diversas técnicas de construção sustentável. A conversa inclui informações técnicas sobre morfologia, plantio, propagação, manejo, tratamento, aplicações, movelaria, design e bioconstrução.

Depois de conhecer a teoria, é hora de praticar! Está prevista uma visita aos bambuzais de três espécies: Phyllostachys Aurea (cana da Índia), Bambusa Vulgaris (taquara) e Dendrocalamus Giganteus (bambu gigante). O objetivo é que os participantes façam colheitas de varas, que vão passar por um tratamento com fogo para proteção contra pragas, o que possibilita um acabamento no estilo de um verniz natural.

Os alunos ainda terão a oportunidade de colocar a mão na massa e participar da construção de uma casa, aprendendo a fazer os encaixes básicos na prática – como o chamado “boca de pescado com gancho”, muito usado nas estruturas de bambu. “Vamos aprender a fazer esse encaixe e montar algumas peças estruturais para dividir alguns vãos e dar corpo à estrutura da casa”, explica Bruno.

O valor da oficina, que começa às 9h do sábado e termina às 15h do domingo, é de R$ 310 – com todas as refeições (naturais!) e hospedagem inclusas. Até o dia 28 de fevereiro, leitores do The Greenest Post que quiserem participar da oficina com um acompanhante pagam R$ 270 cada. As inscrições podem ser feitas pelo email projetocasaclara@gmail.com.


Share

Jéssica Miwa
Jéssica Miwa

Mãe do Gael, Googler, jornalista e cofundadora do The Greenest Post. Acredita em pequenas ações que podem mudar o mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *