Economistas defendem fins de semana com 3 dias para aumentar produtividade (e combater mudanças climáticas)

Economistas defendem fins de semana com 3 dias para aumentar produtividade (e combater mudanças climáticas)
14 set 2016

Que atire a primeira pedra quem já não ficou enrolando no trabalho só para cumprir o horário do expediente. Será mesmo que precisamos de 40 horas semanais no escritório para fazer nossas empresas prosperarem? Os economistas norte-americanos David Rosnick e Mark Weisbrot são enfáticos ao responder que NÃO.

Os especialistas defendem a adoção de fins de semana que começam na sexta-feira e só terminam no domingo. Isso mesmo: três dias de descanso. Já pensou?

Segundo os economistas, isto não significa trabalhar menos. Pelo contrário. Com mais tempo para relaxar e se dedicar a atividades de lazer, os funcionários descansam a mente e, consequentemente, são mais produtivos no horário de trabalho. Ou seja, todos renderíamos mais ao trabalhar menos.

A mudança também seria uma mão na roda para ajudar a combater as mudanças climáticas, uma vez que, ao reduzir o expediente, as empresas diminuem também o consumo de energia. E mais: contribuem para a redução de emissões provenientes do transporte, já que os funcionários terão um dia a mais em casa.

O fim de semana de 3 dias já foi implementado com sucesso no estado de Utah, nos EUA. Em apenas 10 meses, a região reduziu em US$ 1,8 milhão os gastos com energia e deixou de emitir 12 mil toneladas de CO2.

Já somos defensores do fim de semana com três dias! E você?


Share

Débora Spitzcovsky
Débora Spitzcovsky

Débora Spitzcovsky é jornalista, formada pela Universidade Metodista de São Paulo e, desde o início da carreira, atua na área da sustentabilidade. Atualmente, é analista de comunicação sobre o tema na Duratex

Observações

  1. Sou á favor se acabar com os feriados.

  2. MARCOS ALVES Diz: setembro 14, 2016 at 8:03 pm

    ISTO MESMO; FINS DE SEMANAS DE TRES DIAS E FERIADOS ZERO

  3. Enquanto isso no Brasil estão querendo aumentar a jornada de trabalho..

  4. Aprovado fins de semana com três dias.

  5. e ponha isso na mente desses governos e elites dominantes do brasil, eles acham que isso nao e progresso e vagabundagem, eles destroem o planeta e ponhem e culpa no povo

  6. Giuliano Santos Diz: setembro 14, 2016 at 10:40 pm

    seria muito bom mesmo, os benefícios são inúmeros, apreciar mais a vida e descansar um pouco mais e os resultados um melhor desempenho no trabalho.!

  7. Vininicius Gonçalves Diz: setembro 14, 2016 at 11:56 pm

    Deveria dar serviço para esse povo, querem é tirar, sobrou um tempinho no escritório, coloca para limpar o chão!!! Nós precisamos trabalhar, chega de mordomia.

  8. A ideia não seria ruim, desde que envolvesse todos os trabalhadores de todas as classes e não afetasse os salários.

  9. Eu super apoio!!!

  10. Sou super favorável!
    È preciso mais tempo para relaxar a cabeça e a mente.
    Concordo com a pesquisa.
    A aplicação já deu resultados, diminuindo gastos e melhorando a emissão de CO2.

  11. Sou a favor. Jornada de trabalho longa não significa produtividade máxima. Com o corpo e a mente descansados o trabalhador rende muito mais.

  12. júlio césar Diz: setembro 15, 2016 at 8:27 am

    Aprovado…

  13. Marcio Santos Diz: novembro 12, 2016 at 2:48 am

    Sem dúvidas com mais um dia de descanso o indivíduo chegará na segunda feira com todo gás…ou morto de cachaça e farra fim de semana…Seria bom também diminuir os feriados.

    As empresas que apostarem e tiverem coragem de fazer essa experiência aqui no Brasil com certeza terá mais produtividade e lucratividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *