Paraná utiliza drones para monitorar unidades de conservação e evitar desmatamento

Paraná utiliza drones para monitorar unidades de conservação e evitar desmatamento
18 abr 2016

Duas unidades de conservação localizadas na região de Ponta Grossa (PR) estão ganhando um importante aliado para a preservação e monitoramento de suas áreas: a tecnologia dos Veículos Aéreos Não-Tripulados, também conhecidos popularmente como drones.

No Parque Nacional dos Campos Gerais e na Reserva Biológica das Araucárias, a utilização dos equipamentos, por meio de iniciativa financiada pela Fundação Grupo Boticário, irá possibilitar um monitoramento mais próximo e ágil. “Inserimos os dados do drone em uma base geográfica e criamos um marco de alta resolução, que pode tornar individual cada árvore, cada pinheiro ou cada copa de árvore que foi fotografada a partir do aparelho”, explica o pesquisador Carlos Hugo Rocha, da Universidade Estadual de Ponta Grossa, que trabalhou no mapeamento do uso da terra na região.

Outros seis projetos do Grupo Boticário estão previstos para serem realizados no Paraná. Entre eles, iniciativas de preservação dos mangues e da Serra do Mar.


Share

Web Rádio Água
Web Rádio Água

A Web Rádio Água é uma ferramenta de comunicação do Centro Internacional de Hidroinformática (CIH), um centro de categoria 2 do Programa Hidrológico Internacional da UNESCO. A WRA opera na produção e difusão de conteúdos em áudio (técnicos e comunitários) dentro das temáticas “Água, Energia e Sustentabilidade”. O projeto dedica-se a ser um espaço colaborativo que possibilita a troca de informações e experiências, para que, a partir da mobilização social, sejam adotadas boas práticas relacionadas à temática água como recurso natural em diferentes cenários da vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *