Documentário Rio Doce retrata realidade das pessoas impactadas pela tragédia de Mariana

Documentário Rio Doce retrata realidade das pessoas impactadas pela tragédia de Mariana
08 set 2016

Há menos de um ano, a cidade de Mariana, em Minas Gerais, viu sua história ser drasticamente transformada após o rompimento da barragem de Fundão. Ao todo, mais de 60 milhões de metros cúbicos de lama desceram pelos vales do município chegando ao Rio Doce.

Em seu caminho, ficaram histórias de pessoas que possuíam uma relação íntima com o rio, de onde tiravam sustento, lazer, alimento e energia. Seres humanos que perderam tudo com a chegada dos rejeitos tóxicos.

Pensando em mostrar os impactos sociais, econômicos e ambientais causados pelo acontecimento, do ponto de vista das próprias vítimas, o jornalista Pedro Serra, juntamente com alguns voluntários, produziu o documentário Rio Doce – Histórias de uma tragédia.

As filmagens foram feitas em duas expedições diferentes. A primeira aconteceu duas semanas após o rompimento da barragem. Já a segunda foi promovida seis meses depois do ocorrido, a fim de revisitar os lugares e entrevistados e, assim, proporcionar aos espectadores uma percepção mais real sobre as consequências da tragédia no longo prazo.

Curioso para assistir ao filme? Os produtores do documentário estão com campanha de financiamento coletivo aberta para finalizar o projeto e lançá-lo no Brasil. De acordo com o jornalista Pedro Serra, o documentário foi realizado com recursos próprios e o dinheiro arrecado com a campanha será investido na concepção de uma trilha sonora exclusiva, tratamento de cor e sounDesign.

“Além disso, o crowdfunding vai subsidiar duas exibições, sendo uma em Mariana e outra em Regência. A gente quer que as pessoas filmadas tenham a oportunidade de se ver nesse documentário”, diz Serra, que completa: “Vamos investir também em divulgação. Inscrever o filme em festivais. Queremos levar essa produção para o máximo de lugares possíveis. Precisávamos de uma ajuda e, por isso, lançamos a campanha de financiamento coletivo”.

Saiba mais sobre o crowdfunding aqui!


Share

Web Rádio Água
Web Rádio Água

A Web Rádio Água é uma ferramenta de comunicação do Centro Internacional de Hidroinformática (CIH), um centro de categoria 2 do Programa Hidrológico Internacional da UNESCO. A WRA opera na produção e difusão de conteúdos em áudio (técnicos e comunitários) dentro das temáticas “Água, Energia e Sustentabilidade”. O projeto dedica-se a ser um espaço colaborativo que possibilita a troca de informações e experiências, para que, a partir da mobilização social, sejam adotadas boas práticas relacionadas à temática água como recurso natural em diferentes cenários da vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *