O dispositivo que transforma o sabonete que escoa pelo ralo em sabonete novamente

O dispositivo que transforma o sabonete que escoa pelo ralo em sabonete novamente
07 nov 2017

Quantas vezes por dia lavamos a mão com sabonete? Usamos uma quantidade e tanto do produto que, misturado com a água, escoa ralo abaixo até chegar em uma estação de tratamento (se tivermos sorte!). Mas e se você tivesse um dispositivo que filtrasse esse sabonete e pudesse transformá-lo em novas barras?

Re-Q, desenvolvido por Jung Hwan Song e Kim Jong Won, chegou para tornar isso realidade. Ideal para aquelas pessoas que, assim como eu, ficam se perguntando para onde vai tanta substância química que escoa ralo abaixo, o dispositivo garante zero desperdício e poluição ao meio ambiente – e não dá nenhum trabalho, uma vez que tudo o que ele precisa para funcionar é de que a água e o sabão escoem pela pia. O processo funciona em três etapas: separação das substâncias, purificação e produção de novas barras.

Leia também: A torneira inteligente que mostra em tempo real a quantidade de água que você está usando

A inovação, no entanto, não é barata. Se pararmos para pensar no preço do sabonete, talvez chegaremos a conclusão de que não vale a pena tanto investimento – a tecnologia é mais positiva economicamente para locais onde há grande circulação de pessoas, como shoppings e parques. Mas trata-se de uma forma de repensar o destino dos produtos químicos que usamos diariamente. Consumo consciente, sabe?


 


Jéssica Miwa
Jéssica Miwa

Mãe do Gael, Googler, jornalista e cofundadora do The Greenest Post. Acredita em pequenas ações que podem mudar o mundo.

Observações

  1. Rudi Berlet Diz: novembro 8, 2017 at 11:01 pm

    Me impressiona a quantidade de embalagens que as pessoas jogam fora diariamente. Deveria ser tudo reciclado.

  2. Muito vago, afinal de contas, não usamos a pia apenas para despejar agua e sabonete.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *