Descartável x reutilizável: qual economiza mais água?

Descartável x reutilizável: qual economiza mais água?
14 abr 2015

Em tempos de crise hídrica, é comum vermos por aí bares e restaurantes que adotaram o uso de copos descartáveis para economizar água. Se pensarmos de forma rápida e superficial a respeito do assunto, faz sentido: ao optar pelos descartáveis, deixamos de lavar muita louça e, consequentemente, poupamos água. Certo?

Não é bem assim! Além de aumentar a produção de lixo (e abarrotar ainda mais nossos aterros sanitários, já que sabemos que a reciclagem ainda deixa muito a desejar no Brasil), o uso de descartáveis (pasmem!) gasta, sim, mais água do que as louças reutilizáveisfeitas de vidro, por exemplo.

Quem fez a conta foi o IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo). Para produzir um copo descartável, que (vale reforçar!) depois de usado vai direto para o lixo, utiliza-se 500 ml de água, enquanto lavar manualmente um copo reutilizável gasta de 350 a 400 ml, dependendo do grau de consciência da pessoa que está executando a função.

Ficou surpreso? Tem mais! Quando a limpeza da louça é feita em lavadoras automáticas, como acontece na maioria dos bares e restaurantes, a economia de água é ainda maior. São, aproximadamente, 100 ml por copo lavado – ou seja, usa-se cinco vezes menos água do que na produção de descartáveis.

Então, já sabe: se quiser economizar o recurso hídrico, use louças reutilizáveis em casa e maneire na água quando for lavar os copos, pratos e talheres. Conhece algum bar ou restaurante que adotou os descartáveis? Avise que a prática é uma cilada. O planeta agradece!

Foto: Ryan Hyde/Creative Commons



Débora Spitzcovsky
Débora Spitzcovsky

Débora Spitzcovsky é jornalista, formada pela Universidade Metodista de São Paulo e, desde o início da carreira, atua na área da sustentabilidade. Atualmente, é analista de comunicação sobre o tema na Duratex

Observações

  1. Vale lembrar: um plástico (por exemplo) não é infinitamente reciclável. Existe um limite, pequeno, de quantas vezes ele pode se reciclar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *