Depois do risco de extinção… População de onças-pintadas em parque nacional aumenta cerca de 40% em 2 anos

Depois do risco de extinção… População de onças-pintadas em parque nacional aumenta cerca de 40% em 2 anos
27 jun 2017

A população de onças-pintadas do Parque Nacional do Iguaçuque é compartilhado entre Brasil e Argentina – vem aumentando nas últimas décadas. A conclusão é de levantamento realizado pelo Projeto Carnívoros do Iguaçu, que é encabeçado pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade).

O censo apontou que existem entre 71 e 107 onças no conjunto de florestas. O aumento é de no mínimo 39% em relação a última pesquisa, feita em 2014, quando se estimativa que haviam entre 51 e 84 animais da espécie vivendo na região.

A notícia ganha ainda mais importância, visto que em 2013 especialistas chegaram a cogitar a possibilidade de extinção da espécie no local dentro de 80 anos, no máximo.

O Projeto Carnívoros do Iguaçu foi criado em 1990 por iniciativa do pesquisador e analista aposentado do ICMBio, Peter Crawshaw Jr.. As atividades contam com o apoio do Cenap (Centro Nacional de Conservação de Mamíferos Carnívoros). Em 2010 um acordo de cooperação internacional com a Argentina incrementou ainda mais a iniciativa.

Ao todo, 1,6 milhão de pessoas visitaram o Parque Nacional do Iguaçu em 2016. Recentemente, o local inaugurou uma nova estrutura de atendimento a visitantes, que inclui sistema de transporte por ônibus híbridos (elétricos e a biodiesel) e acesso a pessoas com deficiência para o passeio de barco nas corredeiras.



Web Rádio Água
Web Rádio Água

A Web Rádio Água é uma ferramenta de comunicação do Centro Internacional de Hidroinformática (CIH), um centro de categoria 2 do Programa Hidrológico Internacional da UNESCO. A WRA opera na produção e difusão de conteúdos em áudio (técnicos e comunitários) dentro das temáticas “Água, Energia e Sustentabilidade”. O projeto dedica-se a ser um espaço colaborativo que possibilita a troca de informações e experiências, para que, a partir da mobilização social, sejam adotadas boas práticas relacionadas à temática água como recurso natural em diferentes cenários da vida.

Observações

  1. celio martins Diz: junho 29, 2017 at 11:10 pm

    Se for verdade, é sem dúvida uma ótima notícia! Precisa ser reaplicada nas demais regiões do Brasil.

  2. trivelli thulio Diz: junho 30, 2017 at 1:12 pm

    Boa tarde,
    Em Goiânia, tem uma onça pintada, perdida no morro do medanha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *