Curitiba terá primeira ciclovia do Brasil que produz energia solar

Curitiba terá primeira ciclovia do Brasil que produz energia solar
01 jul 2016

A primeira do mundo foi construída na Holanda. Mas a cidade de Curitiba, no Paraná, deixa sua marca na história ao ganhar a primeira ciclovia do Brasil que produz energia solar.

O governo municipal acaba de firmar acordo com a empresa Soundpower Corporation e com a Agência de Cooperação Internacional do Japão para tirar a ideia do papel. A expectativa é de que o piloto seja instalado em Curitiba no segundo semestre de 2017.

Trata-se de uma excelente sacada, que por motivos óbvios está se espalhando mundo afora. Afinal, ciclovias estão expostas, o tempo todo, ao sol. Então, por que não utilizá-las para produzir energia limpa? Na Coreia do Sul, a ideia também já pegou!

O diferencial da nossa ciclovia solar é que ela possuirá sensores capazes de entender a dinâmica do trânsito de Curitiba e, assim, contribuir para a logística da sinalização da cidade.

Que sirva de inspiração para todo o Brasil!

Foto: Cesar Brustolim/Secretaria Municipal da Comunicação Social



Débora Spitzcovsky
Débora Spitzcovsky

Débora Spitzcovsky é jornalista, formada pela Universidade Metodista de São Paulo e, desde o início da carreira, atua na área da sustentabilidade. Atualmente, é analista de comunicação sobre o tema na Duratex

Observações

  1. Marcos Aurélio A.Assis Diz: agosto 5, 2016 at 8:56 pm

    Conversa mole. Já existe um projeto (engavetado há anos) de um sistema que instalado nas rodovias ou mesmo nas ruas que parece com um pedal de máquina de costurar que pega a rua de fora a fora, que quando o carro passa aciona um mecanismo que aciona uma manivela no gerador e que este por sua vez produz energia.Só que essa energia é limpa e de graça, sendo assim ninguém tem lucro apenas a população e isso num mundo globalizado e capitalista não funciona não é mesmo ?

  2. Irineu Queiroz dos Santos Diz: agosto 6, 2016 at 10:27 pm

    Só que Curitiba é uma cidade pouco ensolarada, na média anual, de cada três dias, dois são encobertos e um é de sol entre nuvens, isso se deve a altitude e proximidade do litoral…

  3. Curitiba é Curitiba, Melhor capital do Brasil, sou carioca mas amo essa Cidade, estão de parabéns, cidade modelo para o resto do país.

  4. EDUARDO BONFIM Diz: setembro 21, 2016 at 10:25 am

    coloquem aqui no ceará ,pra ver que em uma semana tem energia de sobra…rs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *