Costa Rica promete usar só renováveis por 6 meses

Costa Rica promete usar só renováveis por 6 meses
27 mar 2015

A Costa Rica está ‘limpa’ há 90 dias e contando… Desde 1º de janeiro, o país da América Central não usa nenhum tipo de combustível fóssil para produzir energia para suas casas, empresas e indústrias. Apenas os motoristas dos carros continuam usando fontes não-renováveis para se locomover pelas ruas costarriquenhas.

Esta é a primeira vez na história que um país consegue ficar tanto tempo sem usar carvão, gás e nem petróleo para alimentar sua matriz energética, mas a Costa Rica ainda quer mais. Em comunicado oficial, o ICE (Instituto Nacional de Eletricidade) afirmou que é bem provável que a nação consiga ficar mais um trimestre inteiro sem precisar recorrer aos combustíveis fósseis. Está bom para você?

O feito é resultado de um ano intenso de chuvas, que fez as hidrelétricas trabalharem a todo vapor. Se os índices pluviométricos mantiverem o ritmo, o ICE não descarta, inclusive, que o rompimento da Costa Rica com os combustíveis fósseis dure ainda mais tempo. Para garantir o período de abstinência, o governo investe, simultaneamente, em outras fontes de energia renovável, como eólica, solar e geotermal, vinda dos vulcões do país.

A população está feliz da vida: com a nova situação, o valor da conta de luz não para de cair. Em março, os cidadãos pagaram 12% menos de tarifa e, segundo o ICE, o desconto pode chegar a até 15% no próximo trimestre. Enquanto isso, no Brasil… Eu quase tive que vender um rim para pagar a conta de luz da casa. E você?

Foto: Arturo Sotillo/Creative Commons



Redação
Redação

Também quer ver seu texto publicado no The Greenest Post? Entre em contato com a gente pelo e-mail colabore@thegreenestpost.com!

Observações

  1. […] O país da América Central tem uma das mais ricas biodiversidades do planeta, com 4% de todas as espécies conhecidas. É também referência mundial no uso de fontes alternativas de energia. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *