Conheça o tênis da Adidas feito 100% com plástico retirado do oceano

Conheça o tênis da Adidas feito 100% com plástico retirado do oceano
14 dez 2015

Peixes, pássaros, tartarugas e tanto outros animais ameaçados pelas ilhas de plástico que se formam nos oceanos mundo afora podem começar a respirar mais aliviados. Pipocam cada vez mais, no mundo da moda, iniciativas que recolhem e utilizam esses resíduos na fabricação de peças ecológicas – como, por exemplo, a marca de roupas do campeão mundial de surf Kelly Slater.

A novidade da vez é o tênis Primeknit, da Adidas. Desenvolvido em parceria com a ONG Parley for the Oceans, ele é 100% feito com resíduos plásticos retirados do oceano – desde as fibras e fios até os filamentos.

O material foi recolhido durante uma expedição de barco pela Costa Oeste da África que durou 110 dias. Entre o “lixo” coletado, estão PETs, chinelos, tampinhas de garrafa, sacolas plásticas e redes de pesca que, agora, vão calçar diversas pessoas – e poupar inúmeras vidas de espécies animais.

O tênis ainda é um protótipo, mas a Adidas garante que vai investir em sua comercialização e, ainda, no desenvolvimento de outros produtos da marca feitos com os resíduos plásticos – como shorts e camisetas. Tomara que essa moda pegue!

Foto: Divulgação/Adidas



Débora Spitzcovsky
Débora Spitzcovsky

Débora Spitzcovsky é jornalista, formada pela Universidade Metodista de São Paulo e, desde o início da carreira, atua na área da sustentabilidade. Atualmente, é analista de comunicação sobre o tema na Duratex

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *