O homem que constrói minicasas para moradores de rua com materiais descartados indevidamente

O homem que constrói minicasas para moradores de rua com materiais descartados indevidamente
12 fev 2016

Várias pessoas têm encontrado em pequenos espaços o ideal para viver bem, com pouco. Tal filosofia, além de solução para uma vida minimalista, pode ser uma ótima saída para pessoas que não possuem nada. Existe até um município da Califórnia que construirá uma vila de minicasas para moradores em situação de rua.

Para fazer a diferença, Greg Kloehn se comprometeu a passar parte de seu tempo livre coletando madeiras, vidros e móveis abandonados indevidamente no meio da rua para construir minicasas e distribui-las para pessoas em situação de rua, que vivem em Oakland, Califórnia. Para quem não tem como se proteger da chuva, do frio ou guardar seus poucos pertences, sua atitude faz muita diferença.

Greg sempre se interessou pela engenharia de moradores de rua. Observava como eles viviam com pouco, como ajeitavam e davam valor aos seus pertences. “Quando passava por eles queria olhar, mas sentia que não era ok”, conta. Com seu iPhone, passou a registrar em fotos seus achados e lançou um livro chamado “A arquitetura dos sem-teto”.


Construir minicasas é uma forma de ajudar as pessoas e também de se aproximar delas. Hoje Greg se sente a vontade para passar tempo ouvindo suas histórias. “Essas pessoas que moram na rua, sem comida, debaixo de chuva, passando frio. Eles não reclamam. E então você conhece alguém em uma casa, com um emprego e muito dinheiro que vive incomodado, que as coisas não estão certas”.

A primeira casa móvel foi entregue a uma mulher que bateu em sua porta pedindo algo que ele não tinha. Greg entrou novamente em sua casa, pensou, e então saiu correndo para pedir para que voltasse no dia seguinte. Ela e seu marido vieram e receberam a casa móvel, uma chave e uma garrafa de champanhe. Foram mais de trinta casas depois dessa.

Para espalhar ainda mais a ideia e prática de construir minicasas, Greg fundou o Projeto Homeless Homes (ou Casa dos Sem Casa, em tradução livre). Foram outras 12 moradias construídas como resultado, por voluntários e simpatizantes.

Assista ao vídeo da iniciativa, abaixo, e conheça um pouco mais de sua história.



Jéssica Miwa
Jéssica Miwa

Mãe do Gael, Googler, jornalista e cofundadora do The Greenest Post. Acredita em pequenas ações que podem mudar o mundo.

Observações

  1. Homem sapiênte. Um verdadeiro Filantropo, parabéns

  2. ótimo post! =)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *