O bairro australiano onde moradores colhem alimentos frescos na rua de graça

O bairro australiano onde moradores colhem alimentos frescos na rua de graça
03 maio 2016

Na Austrália, mais especificamente em Sunshine Coast, os moradores de um bairro se uniram em uma missão: plantar seu próprio alimento. Desde 2009, os moradores de 11 ruas passaram a plantar em suas calçadas. Hoje, o bairro de Buderim é conhecido como o Lar das Hortas Urbanas.

Ao caminhar pelas ruas da região, avista-se facilmente bananas, pimentão,  alecrim, limão e dezenas de outros tipos de frutas e vegetais. Para ter uma ideia, apenas em 2015, os moradores colheram 900 quilos de banana e 300 quilos de repolho DE GRAÇA. Mas quem mora por lá não é obrigado a plantar.

Para a comunidade, a comida gratuita não é a parte mais importante das hortas urbanas: a ligação entre os moradores, que é construída a partir do cultivo, é o melhor da iniciativa. “Prezamos a coesão entre os diferentes domicílios, que agora está acontecendo, inclusive, em um nível intergeracional – desde a criança mais nova até o aposentado de noventa anos”, conta o co-fundador da ideia, Duncan McNaughty.

Ficou inspirado? Que tal arregaçar as mangas e mobilizar as pessoas da sua rua para a criação de uma horta urbana?



Eco Rede Social
Eco Rede Social

A Eco Rede Social tem como missão estimular, disseminar, compartilhar e realizar ações transformadoras que contribuam para o desenvolvimento pessoal e da sociedade na direção da ética, desenvolvimento humano e da sustentabilidade. Uma plataforma que converge artigos, atividades de financiamento coletivo, livros, cursos, palestras, consultoria e relações internacionais, promovendo as condições necessárias para que o maior número de pessoas com os mesmos objetivos, possam realizar seus projetos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *