Conheça a escola de educação infantil totalmente ao ar livre – faça sol ou neve!

Conheça a escola de educação infantil totalmente ao ar livre – faça sol ou neve!
27 jul 2015

Estudo, escola, aprendizagem… O que te passa na cabeça ao ouvir essas três palavras? Provavelmente uma sala de aula, professora, lousa e carteiras – com direito a uma maçã na mesa frontal! Adivinha só: não precisa ser assim!

Na Suíça, escola de educação infantil oferece toda a bagagem necessária para a criança fora da sala de aula. E melhor: ao ar livre, em contato com a floresta local. Entre os 4 e 7 anos, as crianças aprendem tudo que é preciso para sobreviver na natureza (inclusive manusear facas e cortar madeira para acender uma fogueira, por exemplo).

É claro que a diversão também rola solta. Muitas vezes, inclusive, a “hora de estudar” não é separada da “hora de brincar”. Até porque aprender pode ser muito divertido! A novidade foi tema de um documentário chamado “School’s Out: Lessons From a Forest Kindergarden”. Assista ao trailer, abaixo!

Nesta escola, obesidade, hiperatividade e déficit de atenção não têm vez! O papel dos professores vai além de monitorar: é instigar os pequenos para transformar a natureza em um espaço cada vez mais interessante (como se fosse preciso).

Estudos recentes concluem que crianças passam menos do que a metade do tempo fora de casa (em comparação há 20 anos). Enquanto isso, o tempo em frente a aparelhos eletrônicos sobe exponencialmente. Algo está errado, não?


Share

Jéssica Miwa
Jéssica Miwa

Mãe do Gael, Googler, jornalista e cofundadora do The Greenest Post. Acredita em pequenas ações que podem mudar o mundo.

Observações

  1. […] 266 var addthis_config = { url: 'http://www.thegreenestpost.com/conheca-a-escola-de-educacao-infantil-totalmente-ao-ar-livre-faca-sol-ou-neve/', title: 'Conheça a escola de educação infantil totalmente ao ar livre – faça sol ou neve!' } Estudo, escola, aprendizagem… O que te passa na cabeça ao ouvir essas três palavras? Provavelmente uma sala de aula, professora, lousa e carteiras – com direito a uma maçã na mesa frontal! Adivinha só: não precisa ser assim! Na Suíça, escola… Read More  […]

  2. Eu concordo totalmente com essa postura de educação ao ar livre ,reflete a ideia de aprendendo com o cotidiano, e com isso fortalecendo fundamentos importantes para o seu processo de cognição seja ele social,intelectual e físico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *