Conheça a cidade onde todo morador tem uma horta

Conheça a cidade onde todo morador tem uma horta
29 jan 2015

Les Avanchets, Genebra, Suíça. Este é o endereço dos sonhos de qualquer hortelão urbano, de acordo com o fotógrafo e ambientalista francês Yann Arthus-Bertrand. Ele postou em seu site foto da cidade europeia, onde praticamente todas as casas possuem uma horta urbana.

A ideia é que cada morador cultive, no próprio jardim, as frutas e verduras que mais gosta, mas não restrinja a dieta de sua família apenas a elas. Por lá, todos têm a cultura de trocar alimentos orgânicos com os vizinhos, ampliando as possibilidades de alimentação (saudável!) e estimulando a integração social. É ou não é uma boa ideia?

A prática já existe em Les Avanchets há anos e, segundo Arthus-Bertrand, é herança da Primeira Guerra Mundial. Após o fim dos conflitos, no século 20, o governo da Suíça, entre outros países da Europa, deu aos trabalhadores alguns loteamentos de terra, para que tivessem a oportunidade de reconstruir suas vidas, e assim teve início a cultura da agricultura urbana no país.

Séculos depois, a Suíça já soma mais de 50 mil hectares de hortas urbanas em seu território e tem o conceito de jardinagem comunitária cada vez mais forte entre seus moradores. Que tal também lançar a moda na sua rua? De pouquinho em pouquinho, você pode ajudar a criar mais uma cidade como Les Avanchets – dessa vez, no Brasil.

Foto: Yann Arthus-Bertrand/Divulgação


Share

Débora Spitzcovsky
Débora Spitzcovsky

Débora Spitzcovsky é jornalista, formada pela Universidade Metodista de São Paulo e, desde o início da carreira, atua na área da sustentabilidade. Atualmente, é analista de comunicação sobre o tema na Duratex

Observações

  1. […] Fonte: The Greenest Post […]

  2. Brilhante! Eis uma cidade que eu preciso visitar um dia! hahaha

    • Olá Caio! Seja bem vindo ao projeto Menorah então. Criaremos um país auto-sustentável, onde a jardinagem comunitária será comum. Além de pomares enormes que estão sendo plantados em nosso pequeno território.

  3. […] Fonte: The Green Post […]

  4. […] Ela fica em Genebra, na Suíça, e é o endereço dos sonhos de qualquer hortelão urbano. Por lá, todos os moradores têm a cultura de plantar, no próprio jardim, furtas e verduras e depois trocar com os vizinhos os alimentos orgânicos  […]

  5. Adorei a idéia. Tenho um sonho de realizar uma horta comunitária e ainda construir um cooperativa com artesãs para reciclagem do lixo, inclusive o orgânico para fazer compostagem pra horta e o Viveiro. Mas falta recursos e interesse das pessoas a quem eu recorro.

  6. simonevitrrio Diz: outubro 22, 2015 at 2:45 pm

    É um exemplo pra todo mundo, mais orgânico, menos embalagens, mais árvores nas matas, mais consciência, menos lixo, mais vida. O bom da internet é esse vínculo, essa parceria para cada um mostrar o que tem de bom e praticar

  7. […] uma olhada o que o site The Greenest Post fala […]

  8. Dermeval p. Maciel Diz: outubro 24, 2015 at 10:50 am

    Adorei hortas caseira

  9. E uma ideia muito boa, principalmente se levar em conta que tudo na Suica e carissimo, muitos dos vegetais e frutas sao importados….

  10. […] Por lá, todos os moradores têm a cultura de plantar, no próprio jardim, furtas e verduras e depois trocar com os vizinhos os alimentos orgânicos  […]

  11. wilson de souza nogueira Diz: maio 2, 2016 at 10:14 am

    Quero visita-la também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *