Conheça a 1ª escola pública 100% sustentável da América Latina (construída de forma colaborativa)

Conheça a 1ª escola pública 100% sustentável da América Latina (construída de forma colaborativa)
26 maio 2016

A primeira escola pública da América Latina totalmente sustentável fica no Uruguai: é a Ecoescola Sustentável. Localizada em Jaureguiberry, região costeira do país, ela foi construída em uma comunidade de apenas 500 habitantes. Eles são poucos, mas já estão fazendo história.

O prédio da escola foi projetado pelo arquiteto norte-americano Michael Reynolds, criador do conceito earthsip. Ele tem uma experiência de 45 anos na construção de edifícios autossustentáveis em vários lugares do mundo.

A construção da escola foi feita com materiais que iriam para o lixo, baseando-se em um princípio fundamental da bioarquitetura.

Cerca de 200 voluntários de 30 países ajudaram a comunidade de Jaureguiberry a construir a Ecoescola Sustentável. Foram usados na construção dois mil pneus, cinco mil garrafas de vidro, dois mil metros quadrados de papelão e oito mil latas de alumínio.

Segundo a ONG Tagma, que está por trás do projeto, 60% da construção foi feita com materiais reciclados. A escola conta ainda com sistemas de captação de energia solar e eólica e hortas para a produção de alimentos orgânicos.

Atualmente, a escola atende apenas 45 crianças. Mas a ideia é ampliar para 100 o número de vagas oferecidas, partindo de uma metodologia de ensino que valoriza o meio ambiente, a natureza e o uso racional de recursos naturais.

Quem acha que o Brasil deveria importar a ideia levanta a mão! o/

Foto: Divulgação



Razões Para Acreditar
Razões Para Acreditar

Algumas razões para continuarmos acreditando em um mundo melhor! >www.razoesparaacreditar.com<

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *