Conheça 1ª ciclovia do mundo que produz energia solar

Conheça 1ª ciclovia do mundo que produz energia solar
12 nov 2014

Ciclovias estão expostas, o tempo todo, ao sol. Então, por que não utilizá-las para produzir energia limpa? A sacada veio da empresa TNO, que está instalando na cidade holandesa de Krommenie a primeira ciclovia solar do mundo.

Inaugurada em novembro, a SolaRoad é composta por resistentes placas de vidro (capazes de suportar o peso de um caminhão), recheadas com células fotovoltaicas de silício. Assim, durante todo o dia, a ciclovia é capaz de converter a luz do sol que irradia sobre ela em eletricidade.

Para evitar altas expectativas, a fabricante avisa: a produção de energia solar em telhados é mais efetiva do que na pista, por conta da ausência de inclinação. Ainda assim, a SolaRoad promete ajudar a esverdear a matriz energética da cidade, contribuindo para a iluminação das ruas e dos semáforos de Krommenie.

Por enquanto, apenas 70 metros de ciclovia solar foram construídos no município. A ideia é ampliá-la para 100 metros até 2016 e observar o desempenho da tecnologia. Se realmente funcionar, a TNO promete implantar centenas de quilômetros de SolaRoad pela Holanda (e, quem sabe, pelo mundo).

Foto: Divulgação/SolaRoad


Share

Débora Spitzcovsky
Débora Spitzcovsky

Débora Spitzcovsky é jornalista, formada pela Universidade Metodista de São Paulo e, desde o início da carreira, atua na área da sustentabilidade. Atualmente, é analista de comunicação sobre o tema na Duratex

Observações

  1. […] na Holanda, as ciclovias produzem energia solar, na Índia os trens é que ganharão placas […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *