A composteira elétrica que transforma 1 kg de lixo orgânico em adubo em apenas três horas

A composteira elétrica que transforma 1 kg de lixo orgânico em adubo em apenas três horas
20 jul 2017

Eu já provei, ao compostar durante dois anos de modo tradicional, com criadouro de minhocas, que é possível fazer compostagem em um apartamento e com uma vida corrida! Mas entendo que nem todo mundo está disposto a fazer todo este esforço. Por isso, acredito que soluções tecnológicas são válidas para resolver nosso grande problema a respeito da produção e destinação de lixo.

Seguindo o modelo da composteira elétrica que transforma resíduos orgânicos em adubo em apenas 24 horas, outro modelo ganhou visibilidade recentemente. Batizada de SmartCar, trata-se de uma composteira em modelo menor que tem a capacidade de transformar 1 quilo de lixo orgânico em até 100 gramas de adubo em apenas três horas!

O diretor de marketing da empresa, Hissao Horii, acredita que a tecnologia tem potencial para reduzir em até 90% o volume de lixo orgânico derivado de alimentos do planeta. “Os restos de lixo orgânico hoje são responsáveis por aumentar o aquecimento global por conta da geração de gás metano, além de poluir aterros, reservas de água subterrânea e o oceano”, conta Hissao.

Sem gerar nenhum ruído, a máquina consegue triturar qualquer tipo de resíduo orgânico. Todo o processo é dividido em três partes: trituração, desidratação e filtração (que elimina o odor dos resíduos). O resultado final é um pó seco, que pode ser usado como adubo ou mesmo combustível.

Compacta e de fácil instalação (basta um clique para começar a funcionar!), a composteira conta ainda com um mecanismo de autolimpeza. Toda essa tecnologia é resultado de dez anos de estudos e já entrou no mercado americano, europeu, canadense, coreano e árabe. Alguém anima a ter uma aqui no Brasil?

Confira melhor, no vídeo abaixo, como funciona a composteira.



Jéssica Miwa
Jéssica Miwa

Mãe do Gael, Googler, jornalista e cofundadora do The Greenest Post. Acredita em pequenas ações que podem mudar o mundo.

Observações

  1. Gilda Brêtas Diz: julho 24, 2017 at 8:48 pm

    Onde se pode comprar esta composteira? Se não no Brasil, haverá em Portugal?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *