Compartilhamento de veículos já é realidade no Paraná

Compartilhamento de veículos já é realidade no Paraná
14 ago 2017

É pelas estradas da maior geradora de energia limpa e renovável do mundo, a Itaipu Binacional, que circula um modelo diferenciado de sustentabilidade e tecnologia. A usina inaugurou recentemente o quarto posto de compartilhamento de veículos elétricos. Desde dezembro de 2016, quando foi lançado, o projeto já contabilizou mais de 7.600 quilômetros rodados dentro da empresa, deixando de emitir quase uma tonelada de gás carbônico na atmosfera.

A frota de compartilhamento possui 11 veículos do modelo Twizy. Todo o desenvolvimento da iniciativa foi feito pela Itaipu, em parceria com a Fundação Parque Tecnológico Itaipu e o Centro de Engenharia e Inovação das Indústrias da Mobilidade de Portugal. O monitoramento das viagens dos automóveis é controlado via aplicativo para smartphones.

“Você faz a reserva do carro e inicia as transações. Tudo via celular! É diferente de quando você reserva um carro e fica o dia inteiro com ele – parado, na maioria do tempo. No compartilhamento de carros você visa atender mais pessoas com menos carros”, explica Mateus Gimenez, analista de sistemas do Parque Tecnológico Itaipu.

Por enquanto, o uso é restrito aos funcionários da usina. Mas segundo Gimenez, a ideia é que isso possa ser replicado para as cidades. Já pensou em usar um carro de forma compartilhada com desconhecidos?


Share

Web Rádio Água
Web Rádio Água

A Web Rádio Água é uma ferramenta de comunicação do Centro Internacional de Hidroinformática (CIH), um centro de categoria 2 do Programa Hidrológico Internacional da UNESCO. A WRA opera na produção e difusão de conteúdos em áudio (técnicos e comunitários) dentro das temáticas “Água, Energia e Sustentabilidade”. O projeto dedica-se a ser um espaço colaborativo que possibilita a troca de informações e experiências, para que, a partir da mobilização social, sejam adotadas boas práticas relacionadas à temática água como recurso natural em diferentes cenários da vida.

Observações

  1. Eduardo Fontwes Neto Diz: agosto 15, 2017 at 5:48 pm

    Nao existe nada melhor para o planeta Terra! Estou tentando comprar o Prius da Toyota, mas para mim, ainda esta muito caro. Gostaria muito que nos enviasse um carro desse da Itaipu para testarmos aqui em Itabuna. Sucesso!

  2. Em Miami existe esse serviço para o público, em geral

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *