9 dicas para plantar tomatinhos orgânicos em casa (ou no apartamento) o ano todo

9 dicas para plantar tomatinhos orgânicos em casa (ou no apartamento) o ano todo
07 nov 2016

Plantar em casa é a terapia mais produtiva que pode existir!

como-plantar-tomatinhos-em-casa-1Como disse Ron Finley, “plantar seu próprio alimento é como imprimir seu próprio dinheiro” – além de ser muito mais saudável para o corpo e o meio ambiente, já que você não usará venenos para cultivar sua comida em casa. Dito isso, PorQueNão começar pelos tomatinhos?

A sensação de acordar e achar mais alguns tomatinhos vermelhos toda manhã no seu próprio lar é de liberdade (e fome!). Já fico pensando em todas as receitas que posso fazer com eles. E o melhor: os tomatinhos são fáceis de plantar em casa ou no apartamento.


• Tudo começa pela escolha do local! Escolha um lugar onde bata mais luz. Caso tenha que escolher entre o sol que bate pela manhã ou pela tarde, prefira aquele espaço onde o sol incida pela manhã.

• Caso só tenha sementes, você pode fazer uma sementeira: é só colocar cada sementinha em um pouco de terra ou algodão/papel toalha e deixá-la úmida todos os dias, com luz indireta, até que comece a germinar. É importante lembrar que o melhor lugar para as mudinhas pequenas e sementeiras é na luz indireta, para só depois colocá-las em contato com o sol.

• Prepare a terra. Use uma pazinha (caso for plantar em vasos) ou uma enxada (caso opte pelo jardim) para deixar a terra fofa, assim será mais fácil para enraizar.

• Em um vaso, coloque a terra até dois dedos da borda, lembrando que o vaso deve conter furinhos ou algum mecanismo que dê para escorrer o excesso de água – caso contrário poderá aparecer mofo. No caso de hortinhas num canteiro ou jardim, faça um buraco, como se fosse uma “caminha” para colocar a sua mudinha ou as sementes germinadas (e atenção para não colocar muitas sementes juntas).

• Após inserir as mudinhas na sua “caminha”, cubra o restante do buraco com um pouco mais de terra e, se possível, um pouquinho de esterco para forrar todo o espaço da superfície da terra. Caso tenha cascas de ovos, amasse-as até que virem quase uma farinha e jogue este pó sobre a superfície. Se tiver um pouquinho de borra de café sobrando, também pode ser colocada na superfície para dar mais força às plantinhas.

• Procure verificar se a terra está úmida ou seca antes de regar, pois muita água também faz mal para os tomatinhos. O melhor horário para regar é no despertar da manhã ou no período da noite, pois o tomatinho consegue utilizar a água sem que ela evapore com o calor do sol.

• Não molhe as folhas e nem regue muito, pois pode dar fungo. Tem que regar direto na terra!

Olha onde nasceram os meus! No meio das rúculas, pertinho do manjericão…

IMG_3203

Ah, mais alguns cuidados… Assim que tomateiro começar a crescer, coloque uma estaca de madeira, cabo de vassoura ou algo que você possa usar para prender o caule principal (usando barbante, arame ou qualquer outro material que não machuque a planta). Isso faz com que ela cresça de forma ordenada e vertical, como na foto abaixo!

IMG_4218

Além disso, é preciso podar algumas ramificações, caso queira um tomateiro linear e vertical. Com o amadurecimento da planta, começarão a aparecer folhas amareladas… Remova-as. Depois é só esperar de 65 a 70 dias, colher os tomatinhos e saboreá-los!
IMG_4203Vai tentar? Depois me conte sobre sua experiência nos comentários! 🙂

Fotos e texto: Viviane Noda


PorQueNão?
PorQueNão?

PorQueNão buscar e compartilhar conhecimentos a fim de repensarmos nosso modo de vida? Viajamos o Brasil conectando pessoas que fazem e pessoas que buscam

Observações

  1. MARISA BARBOSA Diz: novembro 8, 2016 at 9:56 am

    Olá eu plantei minhas sementes de tomates em uma caixa de madeira… estão lindas as plantinhas algumas já estão com flores… Não vejo a hora de começar a colheita!!!

  2. antonio Jose de Oliveira Diz: novembro 8, 2016 at 11:52 am

    maravilhosa orientação.

  3. Susana Ester Kruger Diz: novembro 9, 2016 at 8:35 pm

    Ótimas dicas, mas os meus sempre ficam com fungo (folhas ficam esbranquiçadas e murcham) mesmo não regando as folhas. Alguma sugestão para evitar isso de forma mais natural (sem agrotóxicos)? Agradeço desde já!

    • não deixe que as folhas encoste na terra. isso faz o tomateiro pegar fungo. Tomate é muito fácil de pegar fungos, e um dos problemas é que em algum momento alguma folha ou galho ficou encostado no chão.

  4. Pablia Gomes Diz: novembro 9, 2016 at 9:23 pm

    Parece fácil, mas não é! Todo ano tento, mas sempre a planta cria fungos e acaba secando, apesar de todos os cuidados, não colho mais que meia dúzia de frutos! Frustrante!

  5. eu planto tomates no meu jardim, para prender os galhos uso tiras de malha, cortando camisetas velhas. a malha não aperta e não machuca os galhos, mas mesmo assim não deve ser feito apertado.

  6. Muito legal! Onde posso conseguir as sementes? São as que já vem com o tomate ou devo comprá-las em casa de plantas? Obrigada!

  7. Quanto “inho” e “inha”….que didatismo infantilóide…..os tomates não merecem isso

  8. meus netos plantaram ,estavam até com florzinhas, só que percebi que elas estavam secando, embaixo das folhinhas percebi um bichinhos, tipo piolho bem miudinhos brancos, usei um produto que é um óleo recomendado na loja, mas eles não morrem apenas não grudam. O que mais posso fazer uma vez que estão saindo mais flores e folhinhas novas. Obrigada.

  9. Ivette Catarina Jabour Kairalla Diz: novembro 10, 2016 at 10:08 am

    Adorei a idéia e as explicações muito claras. Por enquanto não tenho este espaço de luz livre no meu apartamento, mas para o próximo ano vou providenciar.

  10. Ana Valença Diz: novembro 10, 2016 at 10:34 am

    Plantei coentro, couve, pimentão, alface e cebolinha

    Apareceu uma praga chamada mosca branca e quase acabou com tudo. Como combater?

  11. Luiz Antonio de Castro caetano Diz: novembro 10, 2016 at 11:28 am

    Vou fazer !

  12. Fantástico. Vou aderir, até porque tenho tendência, pois nasci no interior da Bahia. E posso garantir que já me cuido muito, valorizando, por exemplo, o aipim, batata doce e o cuscuz de milharina, além da abóbora com leite, laranja, banana e maçã, uma por dia. Apenas. E sem refrigerantes, o maior dos males. A velhice, quando chega, tem que estar acompanhada da saúde. Grande abraço.

  13. PLANTEI 12 MUDAS DE TOMATINHOS, ESTÃO COM 15 CMS.

  14. Marly serejo Diz: outubro 23, 2017 at 8:10 pm

    Minhas pimentas tb são atacadas por esse fungo branco , cochonilha é isso ? Uso água de fumo mas elas morrem. Tem que limpar folha por folha? Acho que o fungo ataca a terra .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *