Como fazer uma horta em casa ocupando apenas 1 m²

Como fazer uma horta em casa ocupando apenas 1 m²
09 fev 2015

Falta de espaço não é mais desculpa! O Serpar, Serviço de Parques de Lima, no Peru, criou passo-a-passo que mostra como é possível fazer uma horta em casa, ocupando apenas 1 m². A logística é supersimples. Veja na figura, abaixo, em espanhol.

como-fazer-horta-casa-ocupando-apenas-1-m2-1
(Clique na imagem para ampliá-la)

A ideia é construir a horta em uma caixa de madeira ou no próprio chão, caso haja um jardim na casa. As estruturas verticais são feitas com tubos de ferro ou PVC e servem para sustentar as plantas de cultivo vertical. Entre elas, tomate, pepino e ervilha.

Já na parte debaixo da horta, planta-se as verduras e legumes de cultivo horizontal. Para isso, o canteiro deve ser dividido em quadrados ou retângulos do mesmo tamanho: cada espaço é designado para uma cultura diferente, a escolha do hortelão. A única regra é cultivar as plantas maiores – como brócolis, pimentão e berinjela – nas filas de trás e as menores – como alface, beterraba e espinafre – na frente, para que todas recebam a luz do sol que precisam para se desenvolver.

Alternar as plantas de colheita rápida com aquelas cujo cultivo demora mais tempo também é importante para evitar a competição por espaço.

Não tem muito segredo, não? Se o hortelão fizer tudo direitinho, a horta de 1 m² é capaz de suprir a alimentação diária de uma pessoa, garante o Serpar. Que tal tentar na sua casa?

Foto: Serpar/Divulgação


Share

Débora Spitzcovsky
Débora Spitzcovsky

Débora Spitzcovsky é jornalista, formada pela Universidade Metodista de São Paulo e, desde o início da carreira, atua na área da sustentabilidade. Atualmente, é analista de comunicação sobre o tema na Duratex

Observações

  1. […] no The Greenest Post, que falta de espaço não é desculpa para não ter uma horta em casa – afinal, dá para plantá-la em, apenas, 1 m². Agora, vamos provar que falta de conhecimento também não […]

  2. […] 113 Falta de espaço não é mais desculpa! O Serpar, Serviço de Parques de Lima, no Peru, criou passo-a-passo que mostra como é possível fazer uma horta em casa, ocupando apenas 1 m⊃2;. A logística é supersimples. Veja na figura, abaixo, em espanhol. (Clique na imagem para ampliá-la) A ideia é construir a horta em uma caixa de madeira ou no próprio chão, caso haja… Read More  […]

  3. Lucilene Bernardino Diz: novembro 4, 2015 at 8:37 am

    Adorei a ideia tenho terreno suficiente para plantio de hortas e outros cultivos, mas não tenho nenhuma experiência. Gostaria muito de receber orientação e poder aproveitar meu tempo com coisas úteis.

  4. ivani pereira da silva Diz: janeiro 16, 2016 at 5:50 pm

    interessante.

  5. […] no The Greenest Post, que falta de espaço não é desculpa para não ter uma horta em casa – afinal, dá para plantá-la em, apenas, 1 m². Agora, vamos provar que falta de conhecimento também não […]

  6. María dê Fátima ramos Diz: abril 27, 2016 at 2:06 pm

    E a terra? O que por pra ficar boa? Pois em casa é muito dura e tem uns formigões

    • Cerque a área que vai usar com pedras ou blocos, então preencha esse quadrado com terra adubada comprada em lojas de produtos agrícolas. Algumas casas de ração vendem essa terra.

  7. Maria Abadia de Lima Diz: outubro 19, 2016 at 7:05 am

    Muita admiração por este incentivos de produzir o próprio alimento puro e saudável, no Brasil principalmente temos boa terras não tem porque não produzimos e além do mais eliminarmos com este processo de trangenico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *