Como fazer uma cisterna para reduzir sua conta de água

Como fazer uma cisterna para reduzir sua conta de água
10 dez 2014

Em tempos de seca, captar água da chuva em casa é mais do que essencial. Há quem pense que basta colocar um balde no quintal quando começar a chover, mas não é bem assim: a técnica até funciona, mas junto com a água coleta-se folhas, insetos e outros tipos de sujeira indesejáveis.

Integrante do projeto Cisterna Já, o técnico agropecuário Edison Urbano está dedicando seus dias a espalhar por aí outro jeito (fácil e barato) de captar a água da chuva em casa: construir uma minicisterna no quintal.

O processo é mais fácil do que você imagina! Com uma bombona, uma torneira e alguns materiais simples – como tubo de PVC, tela para mosquiteiro e sacola plástica – é possível construir um coletor de água da chuva por até R$ 150.

A minicisterna tem capacidade para acumular cerca de 200 litros de água, que podem ser usados para lavar o chão, dar descarga no banheiro, regar plantas e dar banho no carro, entre outros fins não-potáveis. Com a prática, é possível reduzir a conta de água no final do mês em até 50%, garante o movimento Cisterna Já.

A iniciativa tem uma meta ambiciosa: que exista uma minicisterna na casa de cada brasileiro. E aí? Anima a fazer parte desse movimento? Confira o passo a passo teórico para fazer a minicisterna ou, se preferir, assista ao vídeo abaixo.

Foto: Movimento Cisterna Já/Divulgação



Redação
Redação

Também quer ver seu texto publicado no The Greenest Post? Entre em contato com a gente pelo e-mail colabore@thegreenestpost.com!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *