Cidade mantém hortas públicas para moradores colherem alimentos de graça

Cidade mantém hortas públicas para moradores colherem alimentos de graça
02 jun 2015

Tão pequena e já cheia de lições para ensinar ao mundo! Todmorden, na Inglaterra, tem apenas 17 mil habitantes, mas, depois do que vamos contar, muita gente vai querer se mudar para a cidade. É que, por lá, virou hábito cultivar hortas nos espaços públicos do município… para que qualquer morador colha (de graça!) os alimentos produzidos.

A ideia foi implantada em 2008, por seis moradores da região, que batizaram o projeto de The Incredible Edible Todmorden (A Incrivelmente Comestível Todmorden, em português). Sete anos depois, a iniciativa contagiou toda a cidade, ganhou o apoio da prefeitura e virou exemplo para o resto do mundo.

São mais de 40 hortas comestíveis espalhadas por toda a cidade – nas praças, no quintal da delegacia, nos jardins dos postos de saúde e (essa é polêmica!) até no cemitério.

As hortas são cultivadas, coletivamente, pelos moradores e qualquer um pode colher alimentos, independente de ter participado do plantio. Só não vale vendê-los!

Além de trazer mais verde para a cidade e melhorar a alimentação das pessoas, a iniciativa estreitou a relação entre os vizinhos, que passaram a se conhecer e conviver muito mais. Quem aí ficou com vontade de mudar para Todmorden?

Foto: Divulgação/The Incredible Edible Todmorden


Share

Débora Spitzcovsky
Débora Spitzcovsky

Débora Spitzcovsky é jornalista, formada pela Universidade Metodista de São Paulo e, desde o início da carreira, atua na área da sustentabilidade. Atualmente, é analista de comunicação sobre o tema na Duratex

Observações

  1. Cassia kis Diz: julho 20, 2015 at 8:42 am

    A confirmação de minhas vontades.

    Há muito espaço aqui onde moro.

    Há muito espaço em minha casa.

    Tão simples!
    Tão importante!

  2. ilton seixas filho Diz: abril 12, 2016 at 6:25 pm

    olá, boa tarde. eu adorei essa ideia de cidade horta. então, é assim que eu vi. esse tipo de cidade, creio que esse tipo de cidade resplendece o bem estar sor de olhar, fiquei sem palavras, sério, eu tenho uma mini chácara e tó me vendo lá trabalhando. grato pelo incentivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *