Cidade de MG produz e distribui remédios naturais de graça para população

Cidade de MG produz e distribui remédios naturais de graça para população
08 out 2015

Tosse? Dor de garganta? Gases? Cólica? Enjoo? O uso de remédios naturais, feitos à base de ervas, para tratar problemas de saúde tem se popularizado cada vez mais no Brasil. A novidade da vez é uma Farmácia Verde mantida pelo próprio governo.

A iniciativa foi implantada pela prefeitura da cidade de Ipatinga, em Minas Gerais. Por lá, desde 1995, a população tem acesso gratuito a remédios naturais, produzidos no próprio município.

A Farmácia Verde fica localizada dentro do Viveiro Municipal, no bairro Jardim Panorama. O cultivo das plantas fitoterápicas fica a cargo da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, que encaminha as espécies para a Secretaria Municipal de Saúde, responsável pela produção dos 22 remédios naturais distribuídos gratuitamente para a população, mediante receita médica.

O interesse dos cidadãos é grande! Apenas em 2014, 13 mil unidades de remédios fitoterápicos foram distribuídos de graça na Policlínica da cidade e, também, nas farmácias das Estações Municipais de Saúde.

E os benefícios da iniciativa não param por aí: a Farmácia Verde ainda doa 60 tipos diferentes de ervas frescas para a própria população poder produzir chás fitoterápicos em casa. Tem interesse no assunto? Confira 35 plantas medicinais para não tomar remédio toda hora.

A Farmácia Verde de Ipatinga já serve de modelo para outros municípios. Ia curtir ter uma iniciativa como essa na sua cidade?

Foto: Divulgação/Prefeitura de Ipatinga



Débora Spitzcovsky
Débora Spitzcovsky

Débora Spitzcovsky é jornalista, formada pela Universidade Metodista de São Paulo e, desde o início da carreira, atua na área da sustentabilidade. Atualmente, é analista de comunicação sobre o tema na Duratex

Observações

  1. maria alice benvindo Diz: outubro 11, 2015 at 7:24 pm

    Sou ovolada vegetariana, de 22 anos, sou muito feliz em dividir com vcs esses conhecimentos naturais. Obrigada

  2. meu sonho é poder ser voluntária em algum projeto igual a esse. amo plantar, cultivar… amo a natureza. parabéns!

  3. agda Maria Diz: janeiro 14, 2017 at 4:31 pm

    Parabéns que iniciativa maravilhosa Deus abençoe e dê força e coragem para continuar o trabalho

  4. como chegar ai

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *