Cidade da Chapada dos Veadeiros mantém horta medicinal comunitária que oferece remédios naturais DE GRAÇA à população

Cidade da Chapada dos Veadeiros mantém horta medicinal comunitária que oferece remédios naturais DE GRAÇA à população
18 abr 2017

Tosse? Dor de garganta? Gases? Cólica? Enjoo? Enxaqueca? Já pensou poder colher, na hora, remédios naturais para os incômodos que está sentindo? No povoado de São Jorge, que fica na cidade de Alto Paraíso, na Chapada dos Veadeiros, em Goiás, já é assim.

A comunidade mantém, na rua principal da vila, um horto medicinal comunitário, onde são cultivadas ervas com propriedades que ajudam a aliviar e até curar uma porção de problemas de saúde. A produção (orgânica!) fica à disposição dos moradores da região e também do Sistema Único de Saúde local. Qualquer um pode colher remédios naturais na horta, a qualquer hora e de graça. Já pensou?

Batizado de Plantando Saúde, o projeto é comandado por quatro especialistas da região (Anaí Garcia dos Santos, Eleni Ferreira da Silva, Mauro Alves de Araújo e Mariana Jouvin Abraham) e cultiva também hortaliças, plantas ornamentais, árvores frutíferas e temperos. Isso porque, para eles, verde (de qualquer tipo!) é saúde. Alguém ousa discordar?

O local ainda:
– conta com espaço educativo, que oferece cursos e vivências sobre o tema para adultos e crianças;
– possui uma área de convivência para moradores e turistas, uma vez que a Chapada dos Veadeiros é um destino bastante procurado por viajantes;
– mantém uma estação ecológica, que tem até borboletário espontâneo;
– e é uma graça!

Está aí mais um dos inúmeros motivos para colocar a Chapada dos Veadeiros no roteiro de viagens. A gente recomenda!

Foto: Divulgação



Débora Spitzcovsky
Débora Spitzcovsky

Débora Spitzcovsky é jornalista, formada pela Universidade Metodista de São Paulo e, desde o início da carreira, atua na área da sustentabilidade. Atualmente, é analista de comunicação sobre o tema na Duratex

Observações

  1. Sou apenas indio Xavante,eu gosto muito de medicina natural eu uso muito aqui em mato grosso,porém como que eu posso conseguir esse produto natural,será que vocês em via pelo endereço de pessoas?Essa a minha pergunta.Obrigado!

  2. Adenilza dos santos macedo Diz: maio 29, 2017 at 5:50 pm

    EU SOU ADENILZA KIRIRI NA BAHIA ,EU TENHO GRANDE ESPERIENCIA COM PLANTAS MEDICINAIS ,SENDO EDUCADORA INDIGENA TRABALHO COM ESSE ASSUNTO NAS AULAS DE PORTUGUES NAS MINHAS TURMAS. O K FAÇO PARA DESENVOLVER UM PROJETO NA PRATICA ?

    • Oi. Gostaria de saber como você faz para aplicar este assunto na escola e quais plantas você utiliza para aplicabilidade na comunidade? trabalho como alunos do ensino fundamental II

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *