Shopping de BH ganha fazenda urbana (de 2,7 mil m²) para produção de orgânicos

Shopping de BH ganha fazenda urbana (de 2,7 mil m²) para produção de orgânicos
28 fev 2017

O conceito de fazenda urbana tem se tornado cada vez mais popular! Seguindo o exemplo de São Paulo e Israel, a cidade de Belo Horizonte ganhará sua primeira fazenda urbana orgânica no Boulevard Shopping.

O espaço é fruto de parceria entre o shopping e a startup BeGreen. Com área total de 2.700 metros quadrados (e uma estufa de 1.500 m²!), o local tem capacidade para produzir até 50 mil pés de alface baby e ervas por mês.

Além do cultivo de hortaliças e verduras sem agrotóxicos, o shopping também fará compostagem dos resíduos gerados pela praça de alimentação para servir de adubo para a horta e contará com sistema de captação da água da chuva para melhor aproveitamento dos recursos naturais. O conceito, inclusive, esteve presente na obra, que priorizou do começo ao fim a reutilização de materiais, como containers, madeiras plásticas e rejeitos de mineração. Produtos novos foram considerados só em último caso para o projeto.

A ideia é disponibilizar todos os produtos cultivados para venda em uma quitanda local, chamada de Casa Horta – o que também reduz a emissão de carbono necessária para o transporte dos alimentos. Fabricantes locais também poderão comercializar seus produtos na loja. Com incentivo à agricultura local, a economia da região se fortalece e o desperdício de alimentos reduz.

Ações de conscientização para escolas, eventos e treinamentos também estão previstos no novo espaço. A ideia é impactar pelo menos um milhão de pessoas por ano. “Nosso principal objetivo é demonstrar que é possível ser sustentável e produtivo gerando mais empregos, menos lixo e sem prejudicar o meio ambiente. É um projeto inovador, que segue um movimento global que aproxima a produção do consumidor final.”, explica um dos idealizadores do projeto, Giuliano Bitencourt.



Jéssica Miwa
Jéssica Miwa

Mãe do Gael, Googler, jornalista e cofundadora do The Greenest Post. Acredita em pequenas ações que podem mudar o mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *