China promete ter cidade inteira coberta por árvores até 2020

China promete ter cidade inteira coberta por árvores até 2020
17 jul 2017

A poluição na China há tempos já chegou em um estado crítico: estudo alerta que mais de 80% da água consumida no país está poluída. Em dezembro do ano passado, a cidade de Beijing ganhou uma torre que purifica o ar – atingindo uma melhora de 55% na qualidade do ar! O projeto era uma iniciativa do governo, batizado de Smog Free Project (ou Projeto sem Poluição, em português).

Outra iniciativa com o mesmo objetivo, realizada pelo escritório de arquitetura Stefano Boeri Architetti, foi anunciada e já está em fase de construção. A ideia é ter uma cidade nova, pensada do zero, coberta por verde, a fim de combater a poluição do ar. No total serão 40 mil árvores e mais de um milhão de plantas, de 100 espécies diferentes.

Com o nome de Liuzhou Forest City, a cidade terá escritórios, residências, hotéis, um hospital e duas escolas. Tudo coberto por plantas vivas. A capacidade planejada é abrigar aproximadamente 30 mil pessoas, com uma área de 175 hectares ao longo do rio Liujiang. Localizada na região de Guangxi, na parte sul da China, terá o potencial de absorver 10 mil toneladas de CO2 e 57 toneladas de outros poluentes todos os anos.

Além disso, Liuzhou Forest City será 100% autossuficiente quando o assunto é produção de energia elétrica. Para climatização, energia geotérmica será utilizada enquanto o restante da demanda será suprida por placas solares.

Trazendo de volta o verde para o ambiente urbano, é esperado que aves, insetos e pequenos animais também sejam atraídos para a região, aumentando sua biodiversidade. E tudo isso deve ficar 100% pronto até 2020. Bota fé?

Foto: Divulgação



Jéssica Miwa
Jéssica Miwa

Mãe do Gael, Googler, jornalista e cofundadora do The Greenest Post. Acredita em pequenas ações que podem mudar o mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *