China desenvolve painéis solares que também geram energia com água da chuva

China desenvolve painéis solares que também geram energia com água da chuva
06 maio 2016

Em tempos de mudanças climáticas, é difícil encontrar uma região onde faça sol o ano inteiro. Para aumentar a eficiência dos painéis fotovoltaicos, pesquisadores de Qingdao, na China, estão desenvolvendo estruturas que, além de gerarem eletricidade por meio do sol, produzem energia a partir da água da chuva.

A ideia é que o grafeno presente na placa fotovoltaica reaja com os compostos químicos presentes na água da chuva – como amônia, cálcio e sódio – e gere energia, por meio de um processo chamado de pseudocondensador. Assim, a tecnologia fornece eletricidade às casas em dias de sol e também de chuva. Uma boa ideia, não?

Para funcionar de forma eficaz, no entanto, é preciso que esses painéis sejam produzidos com uma única folha de grafeno – ao contrário dos painéis convencionais -, o que diminui sua eficiência embaixo do sol. Enquanto os painéis convencionais possuem cerca de 20% de eficiência em boas condições solares, os que geram energia a partir do sol e da chuva possuem 6,5%. Ou seja, menos da metade.

Pensa que os chineses desanimaram? Nem um pouco! Eles defendem que estão só no começo de suas pesquisas e, em breve, irão encontrar uma solução para o problema. Alguém aí duvida?

Foto: afloresm/Creative Commons



Redação
Redação

Também quer ver seu texto publicado no The Greenest Post? Entre em contato com a gente pelo e-mail colabore@thegreenestpost.com!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *