Chega de pétróleo! Japão quer abastecer aviões com combustível feito de roupas velhas

Chega de pétróleo! Japão quer abastecer aviões com combustível feito de roupas velhas
22 dez 2016

Em tempos de mudanças climáticas, o Japão está mais do que determinado a diminuir sua dependência por combustíveis fósseise assim reduzir suas emissões.

Depois de construir a maior usina solar flutuante do mundo e estudar maneiras de abastecer todo o país com eletricidade gerada por tufões, o Japão agora pretende abastecer seus aviões com combustível feito a partir de roupas velhas.

Desenvolvida pelo Green Earth Institute, a tecnologia utiliza microrganismos para processar os açúcares que existem no algodão e poliéster das roupas e, assim, produzir álcoolque seria utilizado como biocombustível para os motores dos aviões.

A ideia, encabeçada pela Japan Airlines, é fazer parcerias com mais de mil lojas varejistas de todo o país para o fornecimento de matéria-prima e já começar os testes em 2017 para que, em três anos, se tudo der certo, tenhamos aviões a jato voando pelo mundo com biocombustível feito 100% a base de roupas usadas (que de tão velhas não poderiam nem mais ser doadas a quem precisa).

Você toparia voar num desses?

Foto: Vox Efx/Creative Commons



Débora Spitzcovsky
Débora Spitzcovsky

Débora Spitzcovsky é jornalista, formada pela Universidade Metodista de São Paulo e, desde o início da carreira, atua na área da sustentabilidade. Atualmente, é analista de comunicação sobre o tema na Duratex

Observações

  1. Eu tenho um projeto de tratamento das carcaças de veículos abandonados que pode gerar grandes recursos de sustentabilidade .Gostaria de poder apresentá-los

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *