Chega de tanto lixo! Capital da Índia proíbe comércio de qualquer tipo de descartável

Chega de tanto lixo! Capital da Índia proíbe comércio de qualquer tipo de descartável
30 jan 2017

Colheres, facas, garfos, pratos, sacolas… Em breve, qualquer tipo de artigo plástico descartável não será mais visto nas prateleiras de Nova Déli, capital da Índia.

Isso porque o Tribunal Verde Nacional, órgão de regulação ambiental da região, institui a proibição da venda desses produtos. Agora, para ser comercializado em Nova Déli, o artigo deverá ser biodegradável e, pelo menos, 50% constituído por materiais de origem vegetalcomo amido de milho, amido de batata, fibras têxteis ou de celulose e bambu.

A lei vai começar a valer em 2020, para que indústria e comércio tenham tempo hábil de se adaptar às mudanças, e faz parte de um plano maior da Índia para diminuir a poluição nos oceanos.

Estudo divulgado recentemente apontou que 60% do lixo plástico despejado nos mares (cerca de 8,8 milhões de toneladas por ano) são provenientes de países asiáticos. Se continuar no ritmo que está, só a Ásia despejará 160 milhões de toneladas de plástico nos oceanos em 2025. Socorro!



Débora Spitzcovsky
Débora Spitzcovsky

Débora Spitzcovsky é jornalista, formada pela Universidade Metodista de São Paulo e, desde o início da carreira, atua na área da sustentabilidade. Atualmente, é analista de comunicação sobre o tema na Duratex

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *