A fruta que tem 100 vezes mais vitamina C do que o limão (e pode desenvolver a Amazônia)

A fruta que tem 100 vezes mais vitamina C do que o limão (e pode desenvolver a Amazônia)
10 jul 2016

Camu-camu é seu nome popular. Já ouviu falar? Trata-se de uma pequena fruta que cresce em áreas de várzea e cuja semente, geralmente, se desenvolve na época das cheias dos rios amazonenses. A iguaria tem chamado a atenção dos pesquisadores brasileiros por suas qualidades nutritivas.

Grande fonte de vitamina C, a fruta supera o teor da acerola em 20 vezes e o do limão em mais de 100 (!), colocando-a no segundo lugar do ranking das frutas mais ricas nesse tipo de vitamina. Ela só é desbancada por uma australiana chamada Kakadu Plum.

Mas, mesmo com todo esse potencial nutritivo, a produção do camu-camu para fins comerciais no Brasil ainda é baixa, motivo que instigou pesquisadores da Embrapa Roraima a estudar maneiras de tornar sua produção mais atrativa. “A Embrapa tem trabalhado no sentido de viabilizar um sistema de produção que permita o cultivo comercial da fruta, a fim de que seja possível plantar a cultura em condições diferentes das que ela é encontrada atualmente”, destacou o pesquisador Edivan Chagas.

Juntamente com outros parceiros, a ideia da Embrapa é divulgar os benefícios da fruta, para que se torne uma espécie importante para o desenvolvimento regional da Amazônia. Atualmente, o Peru é o grande produtor e exportador do alimento. Já na União Europeia, o fruto é amplamente utilizado pelas empresas farmacêuticas na fabricação de cápsulas de vitamina. Estamos perdendo tempo, não?



Web Rádio Água
Web Rádio Água

A Web Rádio Água é uma ferramenta de comunicação do Centro Internacional de Hidroinformática (CIH), um centro de categoria 2 do Programa Hidrológico Internacional da UNESCO. A WRA opera na produção e difusão de conteúdos em áudio (técnicos e comunitários) dentro das temáticas “Água, Energia e Sustentabilidade”. O projeto dedica-se a ser um espaço colaborativo que possibilita a troca de informações e experiências, para que, a partir da mobilização social, sejam adotadas boas práticas relacionadas à temática água como recurso natural em diferentes cenários da vida.

Observações

  1. devanilde suardi Diz: julho 15, 2016 at 3:52 pm

    amei ,a muito venho tentando conseguir sementes ou mudas de camu camu poderiam me passar o contato do pesquisador edivan chagas da embrapa roraima por favor sitado neste post ou qualquer contato que me leve a conseguir sementes obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *