Conheça a linha de calçados sustentáveis 100% produzidos no Brasil

Conheça a linha de calçados sustentáveis 100% produzidos no Brasil
17 jul 2014

O que torna um produto 100% sustentável? Extração de recursos naturais de forma responsável, mão de obra valorizada, durabilidade, biodegradação… – e se for de fabricação local então, melhor ainda!

A linha de calçados Vert tem quase tudo isso: os sapatos são produzidos no Rio Grande do Sul com lona de algodão ecológico do Ceará, látex do Acre e couro com curtimento ecológico. A marca está presente na Europa há nove anos e agora desbrava o mercado nacional.

Para certificar a retirada responsável de borracha do Acre, um comitê gestor – que envolve a Vert, a WWF-Brasil e o governo do Acre, entre outras instituições – foi criado em 2010. Antes disso a matéria-prima vinha 100% da Reserva Extrativista Chico Mendes.

Além disso, os direitos dos trabalhadores são respeitados e fiscalizados pela legislação brasileira, que pode até não ser perfeita, mas é mais rigorosa que as chinesa, por exemplo. Isso garante responsabilidade social maior do que a de outras marcas de roupas e calçados que dominam o mercado – você já reparou na etiqueta dos seus produtos?

Um plano de reutilização do tênis ainda não foi estabelecido, mas a empresa garante estar preocupada com a questão. Como diz o site oficial: “A VERT é uma experiência; um projeto em andamento; com seus limites e aperfeiçoamentos necessários”.

Saiba mais sobre o processo de produção aqui.



Jéssica Miwa
Jéssica Miwa

Mãe do Gael, Googler, jornalista e cofundadora do The Greenest Post. Acredita em pequenas ações que podem mudar o mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *