Caixa tecnológica fornece água potável por meio de energia limpa

Caixa tecnológica fornece água potável por meio de energia limpa
21 set 2017

Água potável é um luxo para muita gente! Estima-se que uma criança em cada 21 segundos morre por falta deste recurso tão essencial. Lá atrás, no ano de 2014, escrevi aqui no The Greenest Post uma iniciativa da Coca-Cola para levar água potável a uma parcela de população que sofria de falta dela.

Ainda hoje, em 2017, o desafio permanece. Uma startup italiana trouxe uma solução escalável para a questão: uma caixa compacta e tecnológica que consegue coletar e tratar o recurso natural em lugares remotos, sem manutenção frequente.

A filtração da engenhoca, batizada de Off Grid Box, é realizada em cinco estágios. A água entra suja e, ao final do processo, encontra-se transparente e livre de bactérias. A capacidade de cada caixa é de filtrar 24 mil litros por dia – o que atende a necessidade de 300 famílias locais, cerca de 1500 pessoas.

As placas solares que compõem o teto da caixa foram responsáveis por evitar a queima de 1.4 toneladas de diesel que seriam necessárias para produzir quantidade de energia equivalente. Além disso, é 36% mais barato que o método tradicional poluente.

A tecnologia pode ser usada tanto em áreas carentes com pouco acesso a recursos como em bairros nobres que se preocupam com seus recursos. O custo aproximado é de U$ 15 mil por unidade, mas a ideia é estudar novas possibilidades e parcerias para baratear a solução.

Foto: Divulgação



Jéssica Miwa
Jéssica Miwa

Mãe do Gael, Googler, jornalista e cofundadora do The Greenest Post. Acredita em pequenas ações que podem mudar o mundo.

Observações

  1. Conteúdo de excelente qualidade, obrigado por compartilhar ideias importantes de desenvolvimento sustentável

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *