O brasileiro que viaja o mundo plantando árvores nativas – já foram 2 milhões de mudas em 21 países

O brasileiro que viaja o mundo plantando árvores nativas – já foram 2 milhões de mudas em 21 países
17 ago 2016

O indiano que plantou sozinho uma área equivalente a 800 campos de futebol já tem um concorrente a sua altura – e ele é brasileiro.

Alexandre Chut já plantou mais de dois milhões de árvores ao redor do mundo inteiro: América do Norte, América Latina, Ásia, África e Europa estão na sua lista. No total, foram 21 países em 31 anos. “Não tem nenhum lugar no mundo que eu tenha ido e não plantado uma muda”, revela.

De nada adianta, porém, sair plantando sem se preocupar com o crescimento e manutenção das árvores. Por isso, Chut se preocupa em sempre deixar um conhecido responsável por acompanhar o desenvolvimento da planta,k quando não pode fazer isso ele mesmo. O brasileiro ainda aproveita as ocasiões para falar sobre educação ambiental e sobre a importância de resgatar a vegetação.

A maior parte de seus plantios estão em áreas rurais de Minas Gerais, onde mantém, sozinho, duas reservas particulares. “Meu dinheiro e energia foram para isso”, explica. Durante 30 anos foi responsável pelo Instituto PLANT + AR, em que cultivava mudas para plantá-las pela cidade, com a autorização da prefeitura.

Hoje, Alexandre se dedica a incentivar outras pessoas a fazer o mesmo que ele. Em São Paulo, por exemplo, um grupo de pessoas recentemente se juntou para criar miniflorestas públicas pela cidade. Quem mais se habilita a ajudar nessa linda missão de esverdear o mundo?

Foto: Arquivo pessoal



Jéssica Miwa
Jéssica Miwa

Mãe do Gael, Googler, jornalista e cofundadora do The Greenest Post. Acredita em pequenas ações que podem mudar o mundo.

Observações

  1. Ronner Gontijo Diz: agosto 21, 2017 at 7:39 am

    Parabéns pela atitude. Fazemos algo parecido aqui em Betim/MG.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *