Brasil é quarto maior responsável pelo aquecimento global, diz estudo

Brasil é quarto maior responsável pelo aquecimento global, diz estudo
26 set 2014

O estudo canadense “National contributions to observed global warming”, publicado no periódico Environmental Research Letters, afirma que Brasil é o quarto maior vilão do mundo quando o assunto é aquecimento global. O motivo? DESMATAMENTO!

Para os pesquisadores da Universidade de Concórdia, cerca de 7% de todo o aquecimento que aconteceu desde 1906 é responsabilidade dos brasileiros. Os EUA teriam 22% da fatia de ‘culpa’, seguido pela China e Rússia, com 9% e 8%, respectivamente.

A nova metodologia ainda promete medir a contribuição de cada tipo de emissão de gás de efeito estufa, como a queima de combustíveis e o desmatamento, na elevação das temperaturas. A conclusão vai contra o consenso de que economias emergentes têm responsabilidade menor no fenômeno por conta de sua tardia industrializaçãoquando comparados a países já desenvolvidos.

Quando os dados levam em conta a proporção per capita, a Inglaterra passa a ser a principal culpada, seguida por Estados Unidos, Canadá, Rússia e Alemanha. “Nossa análise tem potencial de contribuir aos debates, fornecendo tanto uma estimativa melhorada das atuais contribuições [de cada nação para o aquecimento global], quanto um método robusto e simples para calcular a responsabilidade futura de determinado país”, conclui o documento.

Foto: ana_cotta/Creative Commons


Share

Jéssica Miwa
Jéssica Miwa

Mãe do Gael, Googler, jornalista e cofundadora do The Greenest Post. Acredita em pequenas ações que podem mudar o mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *