O banheiro público que coleta xixi e o transforma em energia elétrica para o entorno

O banheiro público que coleta xixi e o transforma em energia elétrica para o entorno
04 ago 2016

Que é possível transformar urina em energia elétrica nós já sabíamos! Lembra das quatro jovens nigerianas que inventaram um gerador de eletricidade cujo combustível é o xixi? Mas o Centro de Bioenergia Bistrol, da Universidade do Oeste da Inglaterra, deu um passo e mais e desenvolveu um banheiro público que transforma a urina em energia.

Testado em Glastonbury, grande festival de música da Inglaterra, a tecnologia emana micróbios que aceleram a decomposição do xixi. O sistema produz o suficiente para abastecer as lâmpadas de LED que iluminam as proximidades do banheiro público. Em parceria com a organização Oxfam, os pesquisadores pretendem levar a novidade para a Índia e também para países da África onde o acesso ao saneamento básico e à energia elétrica são precários (se não, nulos).

“Muitas vezes, nestes lugares, as mulheres precisam ir ao banheiro a noite e estão sujeitas a perigos quando não há iluminação”, explica Andy Bastable, especialista em Água e Saneamento Básico da Oxfam.

Mas ainda há muito a se trabalhar antes do projeto ganhar escala. Atualmente, a urina coletada é suficiente para abastecer apenas uma lâmpada LED (ou de dentro do banheiro ou de fora dele). O ideal é que a tecnologia seja aprimorada e possa suprir tanto a iluminação interna quanto a externa, constantemente. Quem sabe trocando ideia com as estudantes nigerianas eles não tenham um bom avanço?

Assista abaixo ao vídeo da iniciativa, produzido pela Universidade do Oeste da Inglaterra.


Share

Jéssica Miwa
Jéssica Miwa

Mãe do Gael, Googler, jornalista e cofundadora do The Greenest Post. Acredita em pequenas ações que podem mudar o mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *