Casal cultiva alimentos dentro da piscina (vazia) e gasta até 75% menos no supermercado

Casal cultiva alimentos dentro da piscina (vazia) e gasta até 75% menos no supermercado
18 fev 2015

Se você sonha em produzir seus próprios alimentos em casa, mas já se conformou em desistir da ideia porque ‘mora na cidade e não tem espaço’, precisa conhecer o casal Dennis e Danielle McClung. Eles moram no Arizona e são fundadores do Garden Pool, movimento que está ganhando o mundo ao ensinar pessoas a transformar piscinas em sistemas de produção sustentável de alimentos.

A ideia surgiu em 2009, quando os norte-americanos compraram sua primeira casa própria. O terreno possuía uma piscina abandonada, mas para o casal não fazia sentido reativá-la em pleno Arizona, onde a falta de água é muito presente. Resolveram, então, usar o buraco para cultivar alimentos e, aos poucos, criaram seu próprio sistema de produção de comida.

Tudo começou com uma horta, cultivada em camas de argila e casca de coco, em vez de terra. O excesso de umidade da plantação foi direcionado a outro ponto da ‘piscina’, que com a ajuda da água da chuva acabou se transformando em um lago para a criação de tilápias. Os peixes se alimentam de algas, adubadas com o cocô das galinhas que são criadas para a produção de ovos. A horta, por sua vez, recebe água do lago, que é bombeada por meio de um sistema a base de energia solar. Por conta dos excrementos dos peixes, a água do lago é rica em nitrogênio e perfeita para abastecer a horta hidropônica. Ou seja, tudo funciona em perfeita harmonia.

Entenda melhor no vídeo abaixo.

Mais de cinco anos após darem início às obras do Garden Pool, Dennis e Danielle produzem, na piscina de casa, praticamente tudo o que comem no dia a dia – de frutas e verduras a peixes e ovos. A economia na conta do supermercado chega a ser de 75%, o que motivou o casal a compartilhar sua filosofia com outras pessoas. Hoje, eles mantêm um site (e têm até um livro) em que ensinam as técnicas para quem quer se alimentar melhor, cultivar os próprios alimentos em casa e, de quebra, economizar dinheiro. Dá uma fuçada lá!

Afinal, o que você prefere: uma piscina cheia de água ou repleta de alimentos saudáveis para a sua família? Não é tão difícil imaginar a resposta, ainda mais em tempos de crise hídrica.

Foto: Divulgação/Garden Pool



Débora Spitzcovsky
Débora Spitzcovsky

Débora Spitzcovsky é jornalista, formada pela Universidade Metodista de São Paulo e, desde o início da carreira, atua na área da sustentabilidade. Atualmente, é analista de comunicação sobre o tema na Duratex

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *