Conheça a rede social das caronas, que promete revolucionar a mobilidade urbana nas cidades

Conheça a rede social das caronas, que promete revolucionar a mobilidade urbana nas cidades
01 set 2017

Espécie de rede social da carona, o aplicativo VAMU promete facilitar a busca e oferta de caronas a fim de otimizar os deslocamentos nas cidades e garantir maior economia aos motoristas (sem contar a redução significativa de emissões). Tudo por meio do compartilhamento espontâneo de carros particulares!

O app funciona de maneira automatizada e gratuita. Para aqueles que se preocupam com segurança, o VAMU garante: só dá e recebe caronas de participantes que pertencem a grupos semelhantes e que estejam indo ou voltando pelo mesmo trajeto. Além disso, as rotas são compartilhadas apenas com as pessoas dos próprios grupos, que podem ser particulares  – formados por parentes, amigos, vizinhos e/ou colegas de trabalho ou estudo – ou corporativos – formados por empresas, instituições de ensino, condomínios residenciais e/ou comerciais.

“As empresas podem incentivar seus funcionários a criarem grupos de carona cedendo vagas de estacionamento gratuito para esses grupos, por exemplo. O VAMU ainda fornece relatórios periódicos que informam os dados referente à economia  de combustível e de gases emitidos”, explica Armando Machado, um dos idealizadores do projeto.

Em tempos de crise econômica (e constante aumento de preço da gasolina), é relativamente mais fácil convencer as pessoas a retirarem seus carros das ruas, ajudando assim no orçamento doméstico, no trânsito urbano e também na saúde do ambiente. Quem sabe agora vai?

Abaixo, o passo a passo do aplicativo sobre como participar!

1 – Baixe o app gratuitamente na Apple Store ou no Google Play
2 – Crie uma conta, informado seus dados pessoais e os do seu carro
3 – Monte seus grupos e convide seus familiares, vizinhos, amigos e colegas de trabalho e estudo para participar
4 – Solicite adesão a grupos que façam trajetos similares aos seus
5 – E aí, VAMU? 😉

Foto: Oleksii Leonov/Creative Commons



Jéssica Miwa
Jéssica Miwa

Mãe do Gael, Googler, jornalista e cofundadora do The Greenest Post. Acredita em pequenas ações que podem mudar o mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *