Alimentos orgânicos e produzidos com energia solar! Cooperativas do PR participam de projeto-piloto

Alimentos orgânicos e produzidos com energia solar! Cooperativas do PR participam de projeto-piloto
24 out 2016

Além de aquecer, em breve, o sol também poderá servir para produzir energia em três propriedades rurais do oeste do Paraná. É que elas farão parte de um estudo inédito para analisar a viabilidade técnica e econômica da produção de energia elétrica no campo, a partir de painéis fotovoltaicos.

A expectativa é que os resultados sirvam de base para a elaboração de políticas públicas de incentivo à energia solar no meio rural.

Quem irá selecionar as propriedades que receberão os módulos fotovoltaicos serão as cooperativas da região que integram o convênio. A Itaipu Binacional, o Programa Oeste em Desenvolvimento, o Sistema Ocepar, o Sebrae e a Fundação Parque Tecnológico Itaipu também participarão da escolha.

Cada uma das três propriedades-piloto receberá uma cobertura de 180 m² de módulos fotovoltaicos, que deverão dar conta de produzir 2 MWh de energia por mês.

Com expectativa de duração de três anos, a pesquisa será feita por quatro doutores do Centro de Energia Solar da PUC do Rio Grande do Sul. A universidade tem mais de 20 anos de estudos em energia solar, além de conseguir fabricar os painéis fotovoltaicos dentro do próprio ambiente acadêmico, o que barateia os custos.


Share

Web Rádio Água
Web Rádio Água

A Web Rádio Água é uma ferramenta de comunicação do Centro Internacional de Hidroinformática (CIH), um centro de categoria 2 do Programa Hidrológico Internacional da UNESCO. A WRA opera na produção e difusão de conteúdos em áudio (técnicos e comunitários) dentro das temáticas “Água, Energia e Sustentabilidade”. O projeto dedica-se a ser um espaço colaborativo que possibilita a troca de informações e experiências, para que, a partir da mobilização social, sejam adotadas boas práticas relacionadas à temática água como recurso natural em diferentes cenários da vida.

Observações

  1. wilmar gomes guimaraes Diz: outubro 25, 2016 at 11:02 am

    Não é só possível, como deveria ser um programa de governo para todo o Brasil. Além de redução do consumo de energia deveria vir, no pacote, também com redução do consumo de água.
    Há um consumo exagerado de água na agricultura brasileira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *